A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas desta quinta-feira, 4, a 3ª, 4ª e 5ª fase da “Operação Acesso Negado”  em Sergipe, Bahia e Pernambuco. Equipes da PF estão nos municípios de Aracaju (SE), Poço Redondo (SE), Frei Paulo (SE), Macambira (SE), Campo do Brito (SE), Salvador (BA) e Petrolina (PE), onde cumprem  27  mandados de busca e apreensão expedidos pela 6ª Vara Federal de Itabaiana (SE), abrangendo os Estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco. O objetivo é desarticular uma organização criminosa responsável por desvio de recursos públicos.

As novas fases investigam irregularidades na contratação pelos municípios citados acima da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP denominada Instituto Sócio Educacional Solidariedade – ISES.

De acordo com a Polícia Federal, após vencer um concurso fraudulento de projetos, o qual resultou a sua contratação pelas prefeituras de Frei Paulo, Macambira e Poço Redondo, o ISES celebrou diversos contratos superfaturados com pessoas físicas e jurídicas integrantes de seu próprio grupo econômico, que, por sua vez, não prestavam os serviços a que estavam obrigados, de forma que a organização criminosa apenas recolhia para si os vultosos valores pagos pelo ente municipal.

Além de medidas cautelares, a Justiça determinou a proibição de contratação com o poder público por parte da OSCIP e de bloqueio de cerca de R$ 440.000,00 do patrimônio dos investigados.

Os envolvidos responderão pelos delitos de participação em organização criminosa, desvio de verbas públicas praticado por prefeito, fraude em licitação  e lavagem de dinheiro.

Outras informações sobre o caso serão fornecidas pelo Delegado de Polícia Federal Márcio Alberto Gomes Silva, Chefe da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros, em Entrevista Coletiva, às 10h, na sede da PF em Sergipe.

Outras fases

A primeira fase foi deflagrada em novembro de 2015, já a segunda  em fevereiro de 2019.

Com informações da Polícia Federal

Colaboração: Cleiton Bianucci e Jota Júnior

Foto: Cleiton Bianucci