Uma parceia entre a Petrobras e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITP) possibilitou a realização de cursos de capacitação para moradores do Mosqueiro, na zona de expansão de Aracaju. A ação foi em atendimento aos projetos de compensação exigidos pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzidos pelo Ibama e que estão inseridos no Programa de Educação Ambiental de Comunidades Costeiras (PEAC).

A Petrobras e o ITP firmaram convênio com o objetivo de capacitar 30 pessoas em corte, costura, bordado, crochê e pintura em tecido. os cursos foram escolhidos pela comunidade. Os produtos desenvolvidos no curso foram voltados para o segmento moda praia e turismo. Todo o material foi apresentado no desfile realizado após a solenidade de entrega dos certificados e dos equipamentos, ocorrida no final do mês de junho.

A coleção moda praia para o verão 2018/2019, intitulada de Pôr do Sol, foi produzida durante os meses de maio e junho, tendo como inspiração os elementos da região, como o mar, os peixes e os coqueiros. Shorts, saídas de praia, vestidos, bolsas e outros tipos de vestimentas que podem ser usadas, inclusive, durante um passeio descontraído estão distribuídas em oito linhas: Solar, Sol & Mar, Marina, Frescor, Gradil, Natural, Veraneio, e Veraneio e Mar.

Para a marisqueira Ariolina Santos, 45 anos, o cursofoi a oportunidade de voltar a estar socialmente inserida na comunidade onde mora desde o nascimento, pois desde os 21 anos de idade, quando teve o primeiro filho, viu-se obrigada “engavetar” muitos sonhos para poder cuidar do bebê, portador de paralisa cerebral. “Agora, que ele tem 24 anos, consegui dar uma fugidinha para vir para o curso e foi muito bom não só por aprender algo, mas por conviver com gente, por trabalhar com gente”, comentou.