O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira, 13, o novo Plano Integrado de Segurança Pública para Sergipe. Quatro medidas principais foram destacadas pelo governador, Belivaldo Chagas (PSD): a convocação de 50 novos policiais civis, a abertura de seis delegacias, em regime de plantão, implantação de 20 câmeras de segurança e ainda apresentou a proposta de criação de novas companhias de Polícia Militar em Aracaju.

Receberão delegacias em regime de plantão os municípios de Maruim, Canindé de São Francisco, Neópolis, Carira, Tobias Barreto e Nossa Senhora das Dores, totalizando 11 unidades, que funcionam 24h no interior Sergipe, já que Itabaiana, Estância, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Propriá, já dispõem de unidades nesse regime.

De acordo com o governador, as medidas devem fortalecer o trabalho de investigação a vários crimes em Sergipe. “Os novos policiais  irão atuar nas delegacias que entrarão no regime de plantão e desta forma, teremos unidades cobrindo regiões antes desassistidas, evitando grandes deslocamentos”, afirmou. Belivaldo Chagas não informou quando as delegacias passarão a funcionar em regime de plantão. O Fan F1, tentou buscar a informação com a SSP e com a Secretaria de Comunicação do Estado, mas não obteve resposta.

Câmeras

As 20 câmeras de segurança que serão instaladas ficarão distribuídas em vários pontos do bairro Santa Maria, na Zona Sul de Aracaju e nas estradas e saídas da capital. Segundo o Governo, a medida deve facilitar a identificação de veículos roubados assim como contribuir para elucidação de crimes praticados nessas localidades.

Novas Companhias

Belivaldo anunciou a criação da 6ª Companhia de Policia Militar em Aracaju, que vai atender a região do Centro e do bairro Cirurgia.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, destacou que novas Companhias Independentes de Polícia devem ser implantadas no estado, mas somente a partir de outubro. Devem receber as novas companhias os seguintes municípios:  Carira, Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória.