Dados divulgados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) apontam uma redução no número de assaltos nos ônibus que fazem o transporte coletivo na capital e região metropolitana.

Segundo as informações repassadas pela entidade, houve uma queda de 70,3% no número de ações criminosas nos ônibus que percorrem as quatro cidades quando comparado à quantidade de casos registrados no primeiro semestre de 2016 e os contabilizados até o final de junho de 2018.

De acordo com os dados do Setransp, no primeiro semestre de 2016 foram 900 roubos a ônibus, decrescendo para 590 no ano seguinte e baixando ainda mais para 289 neste ano.

Os números representam uma redução de 51% entre a quantidade de investidas criminosas registradas em 2017 e as contabilizadas em 2018

A queda na incidência de assaltos ao transporte coletivo da capital é ainda maior se comparado aos casos que ocorreram em 2015 e os apontados pela entidade neste ano.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE) resultado é fruto da intensificação do trabalho preventivo e investigativo das polícias Militar e Civil. em parceria com o Setransp.

A troca de informações entre o sindicato das empresas de ônibus e as instituições que compõem a segurança pública de Sergipe tem possibilitado essa redução, segundo a SSP-SE.

O patrulhamento de rotina, as abordagens aos veículos e a ampliação na quantidade de câmeras dos coletivos, assim como o rápido fornecimento dessas imagens, também são apontados como os principais responsáveis pela redução de assaltos no transporte coletivo metropolitano.