Confusões marcaram um bloquinho de carnaval realizado na Orla da Atalaia, em Aracaju (SE), no último sábado, 9. Em entrevista ao Jornal da Fan na manhã desta terça-feira, o promotor de Justiça Ambiental, Eduardo Matos, informou que o evento não tinha autorização dos órgãos regulamentadores para ser realizado. Ainda no final de semana, outros dois bloquinhos foram realizados, um na avenida Beira Mar, no sábado, e outro na Rua Riachão, bairro Suíssa, em ambos também foram feitos vários registros de confusões, de acordo com denúncias de moradores da região.

Com relação ao Bloquinho feita na Orla, o promotor classificou sua realização como um ato de irresponsabilidade e disse que o organizador irá responder a inquérito criminal. “Tivemos registros de arrastões, pessoas feridas e complicações no trânsito da região”, apontou.

O promotor ainda cobrou empenho da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado para coibir a realização do bloquinhos sem a autorização necessária. “O objetivo é organizar essas festas e cuidar da segurança dos nossos jovens. Estes eventos costumam reunir mais de 20 mil pessoas e diante disso é preciso uma estrutura para atender demandas que possam surgir. No caso do último final de semana, não tínhamos nem hospitais, nem ambulâncias preparadas para atender a um grande números de feridos caso fosse necessário”, destacou.

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsubr), Luiz Roberto, também participou do Jornal da Fan e disse foram feitas várias solicitações para realização de Bloquinhos na Passarela do Caranguejo (Orla), nos próximos finais de semana, mas que foram negadas. “Não há condições de fazer cortejos ali. O impacto em todo o fluxo da região é muito grande. Temos eventos que acontecem ali todos os anos, como a parada Gay e a festa de Oxum, mas a proposta é bem diferente desses bloquinhos”, pontuou.

Nessa quarta-feira, 13, na Promotoria de Meio Ambiente do MPE acontece uma reunião, em representantes da prefeitura de Aracaju, Polícia Civil e Polícia Militar para discutir a estratégias que devem ser adotadas para liberação de bloquinhos em Arcaaju.