O coordenador da Defesa Civil municipal, major Silvio Prado, afirmou que há um monitoramento permanente de órgãos da prefeitura que fazem parte do Plano de Contingenciamento em áreas de inundações da capital sergipana. O trabalho vem surtindo efeito positivo.

São três áreas relativas aos três rios que cortam a capital – do Sal, Poxim e Sergipe. “Todos esses rios são monitorados e os bairros próximos também para os riscos de inundação”, afirmou.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vem realizando limpezas constantes de canais. Hoje de manhã, equipes estiveram no canal da avenida Filadelfo Dórea, no bairro Industrial, atuando na limpeza pelo método de barragem móvel.

“Esse é um trabalho importantíssimo e faz parte das medidas adotadas pela Prefeitura de Aracaju para evitar alagamentos. Evite jogar lixo dentro ou nas cabeceiras dos canais”, destacou o presidente da Emsurb”, Luiz Roberto.

A limpeza de bueiros contribui para o escoamento das águas. Foto: Emurb

Locais como o Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, as avenidas Beira Mar e Euclides Figueiredo, os canais do Centro e regiões de morro vêm mantendo a estabilidade.

Segundo o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanizações (Emurb), Sérgio Ferrari, nos últimos dois anos, os alagamentos diminuíram sensivelmente devido aos trabalhos constantes das ações preventivas realizadas diariamente.

“Embora as equipes tenham sido requisitadas para atender casos de retenção de água em alguns pontos, ficou evidente que as ações preventivas realizadas todos os dias têm surtido efeito e o resultado é o número sempre abaixo dos registrados em anos anteriores”, ressaltou.

Ações de drenagem são executadas seguindo planejamento. foto: Emurb