• magna

Magna Santana: Carreta da Mulher teve inspeção concluída

25/03/2019 12:13|0 Comments

Carreta da Mulher

A equipe técnica do Hospital de Amor de Barretos já concluiu a inspeção nos equipamentos e aparelhos instalados na carreta da mulher, adquirida pelo governo do estado, para ações de prevenção ao câncer de mama e colo do útero. Segundo o relatório, que a coluna teve acesso, os equipamentos estão adequados, mas precisarão de alguns ajustes.

 

Vacinação contra gripe

A Secretaria de Estado da Saúde já está iniciando os preparativos para a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que irá acontecer de 15 de abril e 31 de maio em todo o Estado de Sergipe, seguindo o calendário nacional de vacinação, que marcou o quatro de maio como dia de mobilização.

 

Cuidados paliativos

Esteve em Aracaju para uma palestra a renomada geriatra e escritora Ana Claudia Arantes. A convite da Onco Hematos ela participou de um workshop no auditório da Clínica e ministrou uma palestra para médicos e especialistas, colaboradores e convidados com tema Conversas sobre a morte.

 

Café Farmacêutico 1

Segundo dados do Ministério da Saúde a procura no SUS pelas práticas integrativas e complementares cresceram em torno de 46% nos últimos meses.  A busca pela homeopatia, acupuntura e fitoterápicos em detrimento dos remédios produzidos pela indústria farmacêutica se revela uma realidade por diversos fatores, entre eles, os aumentos no preço dos produtos industrializados.

 

Café Farmacêutico 2

A coordenação do curso de Farmácia da Unit escolheu como tema o aprofundamento da discussão sobre essa nova realidade mobilizando estudantes e profissionais da área para a realização da terceira edição do Café Farmacêutico às 19 horas da quarta-feira, 27 de março no auditório A do bloco G, campus Farolândia.

O evento é aberto ao público interno e externo e objetiva discutir a Homeopatia a partir de uma visão multiprofissional. Serão palestrantes a médica Angélica Hermínio e o farmacêutico Aldino Porto.

 

Prevenção ao suicídio

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (20), proposta que cria a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Suicídio e de Valorização da Vida. O projeto agora segue para votação no Plenário.

A proposta aprovada estabelece que o suicídio é um mal social que deve ser combatido por meio da atuação conjunta da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. Estabelece ainda que o Estado tem o dever de fornecer tratamento a pessoas com desejo suicida e custear a medicação que se faça necessária, caso o paciente não tenha condições financeiras de comprar seus remédios.

 

Cerimonial

O Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP/Brasil) realiza, no período de 28 a 30 de março, o I Seminário Sergipano de Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias, o evento acontece no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE). Todas as informações estão disponíveis no site  www.sscerimonialistas.com.br.

“Todo o processo de protocolo e cerimonial segue uma lógica, a maior parte das regras e ritos têm um porque, nada é estabelecido aleatoriamente.” A declaração é de Amauri Santos, relações públicas e cerimonialista, organizador do evento que ressalta a oportunidade ímpar de profissionais adquirirem conhecimento, trocar experiências com autoridades no assunto.

 

Curso de Capacitação para Cuidador e para Voluntário

A ABRAZ Regional de Sergipe (Associação Brasileira de Alzheimer) está promovendo o Curso de Capacitação para Voluntários e Curso de Capacitação para Cuidador de Idosos. As informações inscrições podem ser obtidas no Centro Médico Odontológico, 510, sala 403. Praça Tobias Barreto ou pelos telefones 3042-2056/99975-8256

 

Passaporte

A partir do dia 1º de abril, segunda-feira, o atendimento para emissão de passaportes será realizado na Delegacia de Imigração – DELEMIG/SR/SE, localizado no AEROPORTO Santa Maria em ARACAJU/SE.

O Superintendente Regional de Polícia Federal em Sergipe vem informar a alteração de endereço de atendimento da Delegacia de Imigração – DELEMIG/SR/SE, incluindo o NÚCLEO DE PASSAPORTES e NÚCLEO DE ESTRANGEIROS, cujo atendimento será realizado no AEROPORTO Internacional de Aracaju, situado na Avenida Senador Júlio César Leite, S/N – Bairro Santa Teresa.

 

  • magna

Carreta do Câncer: Que o bom senso e a lei prevaleçam

07/02/2019 12:14|0 Comments

O câncer, o bom senso e a carreta 1

Desde meados de 2018 que o empresário Márcio Guitton, representante da empresa Morumbi /RJ, vencedora de um pregão eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde, luta para receber o pagamento pela fabricação de uma Carreta equipada com aparelhos (mamógrafo, ultrasson, consultório, etc) destinada a prestar serviço de prevenção e detecção precoce do câncer em mulheres. Sem sucesso, após inúmeras tentativas, o caso chegou ao conhecimento da imprensa e sociedade através da ONG Mulheres de Peito que vem apelando para a sensibilidade do governo para saudar a dívida com a empresa que já trouxe a carreta para o estado e a coloque pra atender as mulheres.

O câncer, o bom senso e a carreta 2

Lamentavelmente uma sucessão “falas desencontradas” e de insensibilidade tem dificultado o cumprimento do contrato firmado entre a SES e a empresa Morumbi. O que parecia ser apenas uma simples relação entre estado e fornecedor virou uma grande polemica envolvendo o governo, o Tribunal de Contas, o Ministério Público, a ONG Mulheres de Peito, a sociedade, a imprensa e ainda vai entrar mais gente nesse “bolo”, a exemplo do judiciário se não houver bom senso e se chegar a um entendimento.

O câncer, o bom senso e a carreta 3

A aquisição da Carreta da Mulher, surgiu de uma bela iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, gestão Almeida Lima, em solicitar a utilização das “sobras” do duodécimo economizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na gestão do conselheiro Clovis Barbosa, presidente a época. Após o compromisso firmado e com o dinheiro assegurado lançou-se um Pregão Eletrônico para aquisição de duas unidades móveis (carretas), uma destinada a saúde do homem e outra a saúde da mulher.

O câncer, o bom senso e a carreta 4

O câncer de mama é um dos mais incidentes entre as mulheres, o do colo do útero, no nordeste, infelizmente ainda é muito prevalente, daí a importância de se estimular campanhas educativas de prevenção e mais ainda, dar condições as mulheres de acesso as consultas e exames para detecção precoce de qualquer tumor cancerígeno na sua fase inicial e imediatamente iniciar o tratamento levando a cura da doença.

O câncer, o bom senso e a carreta 5

O ideal era que em cada município deste país existisse serviços de qualidade e que o acesso fosse rápido e eficiente. Onde não fosse necessário depender de um “favor político” para ter assegurado um direito constitucional. Mas como a realidade do pobre ainda é essa, vamos pelo menos amenizar esse sofrimento. Apelamos para o bom senso, governador pague a carreta!

Belivaldo e o apelo aos poderes

Fevereiro chegou e o governador Belivaldo Chagas avisou que fará uma reunião com os representantes de poderes, sindicatos e outros setores da sociedade para apresentar um relatório da situação financeira do estado. Ele espera dividir responsabilidades e contar com o apoio de todos para sair da crise que Sergipe se encontra.

Dirigindo o próprio carro

O governador Belivaldo Chagas tem dado um bom exemplo que poderia ser seguido por muitos assessores: ir ao trabalho dirigindo o próprio carro. Quando não tem eventos fora, ele tem ido para palácio dirigindo o próprio carro. “Por que todo mundo tem que andar de carro com motorista? Qual o problema ir dirigindo? Aliás eu não posso passar muito tempo sem dirigir porque senão desaprendo,” afirmou.

A reforma de Edvaldo

Deverá sair este mês de fevereiro a reforma administrativa do prefeito Edvaldo Nogueira. O prefeito tinha dito que faria mudanças em seu secretariado assim que o governador Belivaldo Chagas concluísse o anuncio de seus secretários. Especula-se que o vereador Bitencourt irá assumir uma pasta.

Bombeiros sergipanos em Brumadinho

O Corpo de Bombeiros de Sergipe presta sua colaboração nas buscas às vítimas do rompimento da barreira de rejeitos de mineração em Brumadinho, em Minas Gerais. A unidade irá fornecer maiores detalhes sobre a atuação da equipe sergipana na cidade mineira. A corporação está disponibilizando cinco bombeiros e quatro cães. As equipes serão coordenadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que solicitou o apoio à unidades de todo o país.

As obras na Beira Mar

Iniciou na segunda-feira, 4, os trabalhos de recuperação total da avenida Beira Mar, um dos principais corredores de transporte e trânsito de Aracaju. As obras, que consistirão na remoção do pavimento atual para aplicação de uma nova camada de asfalto e também de novas sinalizações horizontais e verticais e rampas de acessibilidade, podem durar aproximadamente um ano. Por causa dos serviços, o trânsito sofrerá alguns impactos e a população deverá ficar atenta. Quando concluída, a obra, que faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana, trará grandes benefícios para a capital sergipana.

Mobilidade Urbana

A obra faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana, através do qual a Prefeitura instalará ainda 150 novos abrigos de ônibus, construirá um novo terminal de integração no Mercado, reformará os terminais da Atalaia e do DIA, construirá uma central semafórica, além de instalar semáforos inteligentes em 150 cruzamentos da cidade, serviço que já foi iniciado no ano passado.

Blocos carnavalescos

O Carnaval é uma das principais festas mais esperadas do ano. Nesta época, ruas e avenidas são movimentas com músicas, frevo, fantasias e muita diversão, através de blocos carnavalescos. Mas, para curtir toda essa folia com responsabilidade, o primeiro passo a ser seguido é obter a autorização ambiental emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), que vem formalizando blocos de ruas na capital sergipana para combater a poluição sonora.

Limites de emissão sonora

O secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, relata que a autorização ambiental tem como seu papel principal preservar a saúde auditiva da população e fazer com que os limites de emissão sonora sejam cumpridos nas prévias carnavalescas e durante os dias da respectiva festa. “O objetivo da Sema é regularizar blocos carnavalescos que utilizarão algum tipo de equipamento sonoro com base na legislação. E lembrando que nós não limitamos a festa, apenas trabalhamos para que ela aconteça sem causar prejuízos a terceiros, pensando no bem-estar de todos”, destaca o secretário.

Unidade de Apoio Crítico do Huse

Para permitir um melhor fluxo dos pacientes de trauma do Pronto Socorro, retirar os pacientes da Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA) e otimizar a disponibilidade das salas cirúrgicas do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), foi inaugurada a nova Unidade de Apoio Crítico do Hospital. O setor possui dez leitos e recebeu equipamentos avaliados em R$ 1.060.000,00.

Humanização ao Huse

A nova ala faz parte do direcionamento da gestão estadual para promover uma maior humanização ao Huse. “A partir do funcionamento dessa unidade de apoio ao paciente crítico, conseguimos desafogar outros setores, outras unidades aqui dentro do próprio Huse. Isso evita aquele problema que tínhamos em um passado recente, de corredores lotados e dificuldades até mesmo para que os próprios profissionais pudessem trabalhar em algumas alas. Isso significa dizer que a rede hospitalar está funcionando”, disse Belivaldo.

Captação de Órgãos

A nova Unidade de Apoio Crítico do Huse também irá oferecer, pela primeira vez em Sergipe, dois leitos destinados à captação de órgãos, ou seja, para pacientes em protocolo de morte encefálica, que ficarão sob o controle do Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal , mas, com olhar especifico para a Central Estadual de Transplantes e Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Estado.

Posse no CBC

Aconteceu na noite da última quinta-feira, 31, a solenidade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) para a posse da nova diretoria do Capítulo de Sergipe do biênio 2018/2019. Que agora tem como presidente o médico cirurgião geral e oncológico Roberto Queiroz Gurgel, sucedendo o Emérito CBC Valdinaldo Aragão de Melo.

A solenidade realizada na Sociedade Médica de Sergipe, contou com presença do presidente nacional do CBC Savino Gasparini Neto.

Viva Bem e os Cuidados com a voz

O programa Viva Bem do próximo domingo, 10, vai entrevistar a fonoaudióloga Neuza Sales, doutora em Ciências da Saúde e especialista em voz profissional. O bate papo será sobre os cuidados com a voz, principalmente no verão e em épocas de festas, a exemplo do carnaval. O Viva Bem vai ao ar todos os domingos a partir da 7h na Fan FM 99.7 e com retransmissão pela Fan FM Carmopolis 94.3 com o patrocínio da Unimed Sergipe, Clinica Onco Hematos e a Clínica Integrada Homo.

Nome errado

Durante inauguração da Unidade de Apoio Crítico do Huse, após descerramento da placa o governador Belivaldo Chagas percebeu que seu nome estava escrito errado “Belivado”. Não perdendo a oportunidade, nem o humor, o governador brincou com o erro e pediu que fizessem a correção.

Exportação de gado ao vivo 1

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) realizará o curso ‘Aprenda exportar gado vivo’ no dia 16 de fevereiro no Parque de Exposições João Cleophas. O curso será ministrado pelo especialista em exportação de gado vivo há mais de 15 anos, Adriano Caruso. O treinamento será realizado das 8h às 19h no auditório da Faese. Durante as atividades, será apresentado o projeto “Da origem para o navio”, para tratar das condições e oportunidades do pecuarista ser um exportador independente.

Exportação de gado ao vivo 2

O presidente da Faese, Ivan Sobral, destaca a importância do evento para os produtores de gado de corte. “Durante este curso, serão apresentadas informações importantes sobre a exportação de gado vivo, além da logística e exigências sanitárias. O palestrante tem mais de 15 anos de experiência no ramo e será um encontro de muito aprendizado”, afirma Ivan Sobral.

As inscrições podem ser realizada na sede da Faese, localizada no Parque de Exposições João Cleophas. O valor é de R$ 100. Mais informações pelo telefone (79) 3211-3264.

Prévia carnavalesca no Iate 1

O clima carnavalesco vai contagiar os sergipanos o turistas neste sábado (9) com mais uma edição do Bloco ‘Por Amor ao Iate’. O bloquinho fez muito sucesso no ano passado e está de volta com grandes atrações. O cantor baiano Netinho está preparando um repertório especial e muito agitado para puxar os foliões do bloco. A festa vai contar ainda com shows das bandas Água de Cheiro e Axé Vinil.

Prévia Carnavalesca no Iate 2

Mas o ‘esquenta’ do bloquinho começa 12h30 no Salão do Iate Clube de Aracaju sob o agito Evandro Bala e banda. O comodoro Eugênio Sobral e a diretoria executiva do Iate convida todos os associados e público em geral para o desfile do bloco que começa às 15h na Avenida Beira Mar. Netinho vai puxar o bloco com o trio Super Ospal e o cortejo vai seguir pela avenida e retornar para a sede do clube onde a folia continua com as bandas. No cortejo os foliões contarão com carro de apoio. Outras informações através dos números (79) 3211-9623 / 98877-0450 e pelo site www.icaju.com.br

Colaboração: Cleydson Santos

  • governador

Magna Santana: Ou paga, ou devolve

25/01/2019 16:59|2 Comments

Ou paga ou devolve

Uma decisão que vai tirar o sossego de alguns servidores estaduais que estão a disposição de outros órgãos com ônus para o Estado, a informação foi dada pelo próprio governador Belivaldo durante entrevista, após participar de uma solenidade.
O governador disse que já encaminhou ofício para o TCE e para a Assembleia Legislativa, informando que a partir de 01 de fevereiro o pagamento desses servidores deve ser assumido por quem requisitou o servidor.
Segundo Belivaldo, a despesa mensal com as cessões para o estado é de 850 mil reais. Só o TCE e a Alese “consomem” 650 mil reais. Ou assumem a despesa ou devolvem o servidor.
“Coração de mãe acabou” disse, Belivaldo.

Mudança de endereço

O Sergipeprevidência irá, ainda neste semestre, mudar seu local de atendimento e sede administrativa, deixando de atender na Praça da Bandeira e se instalando no Palácio Serigy, localizado na Praça General Valadão. A autarquia administra os benefícios previdenciários dos segurados no regime próprio de Previdência do Estado de Sergipe.
A mudança de sede corrobora com a política de redução de despesas que o governo vem adotando.

Defesa da Fafen 1

O Sindipetro AL/SE convoca para o dia 29 de janeiro a reunião de um Fórum em Defesa da Fafen-SE. No dia 30 será realizado um ato na porta da fábrica, povoado de Pedra Branca, município de Laranjeiras. A ideia é unir forças para impedir a hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenado da Petrobras, que está marcada para o dia 31 deste mês.

Defesa da Fafen 2

A Fafen da Bahia, que já foi parada no dia 04 deste mês, junto com a de Sergipe, tem potencial para empregar 1.500 trabalhadores, e são gerados mais de 5.000 empregos indiretos na cadeia produtiva dessa indústria. Elas são responsáveis por 30% da produção de fertilizantes do Brasil, que importa 70% de sua produção, para abastecer a produção nacional de alimentos.

Precatórios 1

O TJSE realizou uma Audiência Pública para apresentação do Relatório de Atividades do Departamento de Precatórios.
Na oportunidade o Presidente do TJSE, Des. Cezário Siqueira Neto e a Juíza gestora de Precatórios, Maria da Conceição da Silva Santos, fizeram um balanço das atividades e do pagamento de precatórios pelo Judiciário sergipano.

Precatórios 2

Durante a audiência o presidente do Tribunal de Sergipe, Des. Cezário Siqueira Neto, manifestou sua alegria com o trabalho realizado pela juíza gestora do departamento de precatórios. Segundo ele os resultados foram muito significativos, primeiro para as pessoas que há tanto esperavam pela liberação dos recursos e segundo para o Estado, pois mais de 170 milhões foram injetados na economia, num momento de crise.

Revitalização 1

Próxima segunda-feira, 18, às 17h, será reinaugurado o Arquivo Público de Sergipe localizado no Palácio Carvalho Neto, na Praça Fausto Cardoso. A revitalização fortalece a memória, preserva a cultura e a história de Sergipe.
A iniciativa promovida pela CELSE – Centrais Elétricas de Sergipe é fruto de uma parceria com o governo do Estado, e visa a preservação de prédios públicos e históricos como esse, construído em 1936, para abrigar a então ‘Biblioteca Pública e a Secção do Arquivo Público’.

Revitalização 2

A ordem de serviço para a recuperação do espaço foi autorizada em março do ano passado, sendo que os recursos para a execução da obra foram aportados de forma voluntária pela CELSE, contemplando também as reformas da Biblioteca Pública Epifânio Dória e do Teatro Tobias Barreto – TTB, que está com 60% dos serviços executados.

Recursos para Filarmônicas

Em solenidade no auditório da superintendência da Caixa Econômica de Sergipe, 27 municípios assinaram convênios de recursos com o Ministério da Cultura para as filarmônicas. No total, são quase R$ 3 milhões em emendas destinadas pelo senador Eduardo Amorim (PSDB) e pelo deputado federal André Moura (PSC).

Compromisso com a cultura

Para o senador Eduardo Amorim, a assinatura dos novos convênios é mais uma prova do compromisso do seu mandato com a cultura. “São mais de mil instrumentos musicais que serão adquiridos e que farão a alegria de muitas famílias. Missão cumprida e espero que muito em breve a gente possa ter muito mais músicos na história de Sergipe fruto dessas emendas. Instrumento é vida, é a oportunidade de um futuro muito melhor”, afirmou o senador.

Municípios contemplados

Amparo do São Francisco; Aquidabã; Carmópolis; Carira; Cristinápolis; Feira Nova; Frei Paulo; Ilha das Flores; Itabaianinha; Itaporanga D’Ajuda; Japaratuba; Lagarto; Laranjeiras; Malhador; Maruim; Muribeca; Neópolis; Nossa Senhora da Glória; Pacatuba; Pirambu; Poço Verde; Porto da Folha; Riachão do Dantas; Ribeirópolis; São Cristóvão; Siriri; Tomar do Geru.

Hanseníase

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, iniciou a entrega de material de divulgação, cartazes e panfletos, aos 75 municípios sergipanos para fortalecer as ações de enfrentamento à hanseníase, doença infectocontagiosa e transmissível, que acomete pele e nervos.

Janeiro Roxo

Em dezembro, profissionais médicos e enfermeiros foram capacitados prevendo a campanha Janeiro Roxo. “A premissa é diagnosticar, tratar e curar, essa é a tríade que hoje a gente trabalha. Diagnóstico precoce, tratamento oportuno como estratégias para o controle da hanseníase”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Mércia Feitosa.

Tem tratamento

A hanseníase é uma doença milenar que não está estagnada, é transmitida pela saliva por meio da tosse e até da fala, quando há um contato prolongado com a pessoa infectada. “É importante que a população saiba que a hanseníase existe e que pode ser tratada e curada. A partir do momento que o paciente é tratado, a hanseníase já não passa mais. É importante também que as pessoas que têm manchas procurem a Unidade de Saúde para que a doença seja diagnosticada e tratada e que haja apoio da família e dos amigos, evitando o preconceito”, reforçou a referência técnica da hanseníase na SES, Betânia Baneo.

Cirurgia 1

Governador Belivaldo Chagas fez uma visita ao Hospital de Cirurgia com o objetivo de conhecer o prédio destinado ao futuro Centro de Radioterapia e de Imagem. Além disso, o Governador aproveitou a oportunidade para visitar as novas instalações da Unidade Vascular Avançada (UVA) e o novo aparelho do Centro de Hemodinâmica da Angiocor.

Cirurgia 2

A visita foi acompanhada por algumas autoridades, entre elas o reitor da Unit Joubert Uchoa, o ex-governador Albano Franco, o Secretário de Estado da Saúde Valberto Oliveira, o coordenador do GAECO MPE, promotor Bruno Melo que deflagrou a operação Metástase, que resultou na intervenção do Hospital Cirurgia.

Cirurgia 3

A Interventora da Instituição, Márcia Guimarães, explicou que o convite ao Governador foi feito com o propósito de solicitar a ajuda do Governo para retomar a obra do prédio do Centro de Radioterapia e Centro de Imagem que tem capacidade para a instalação de dois Aceleradores Lineares, com uma estrutura capaz de oferecer serviços de diagnóstico e de tratamento de Radioterapia à população sergipana. É nele que estão armazenados, sem utilização, os aparelhos de Ressonância Magnética e de Tomografia.

Cirurgia 4

O Hospital não precisaria está passando por toda essa dificuldade, se não fosse a irresponsabilidade de maus gestores que por lá passaram e desviaram os recursos da Instituição. Hoje o hospital é gerido por uma interventora que está tentando manter o funcionamento do hospital com muita dificuldade. Atraso no pagamento dos salários dos funcionários, médicos e aos fornecedores, obras paralisadas, realmente um grande desafio para a enfermeira Marcia Guimarães.

Crioterapia 1

A clínica Onco Hematos já está fazendo o tratamento de Crioterapia em seus pacientes. Após passar por um treinamento a equipe de enfermagem já está aplicando a técnica em uma paciente acometida por câncer de ovário com metástase. A paciente J.M, 49, disse que se sentia muito mal e com alta estima baixa quando o cabelo começou a cair, ela começou a fazer as sessões de Crioterapia e já vê os efeitos do tratamento.

Prevenção

A equipe da Gerência de IST da Secretaria de Estado da Saúde continua realizando, na Praça de eventos da Orla, mais uma ação com a unidade móvel, disponibilizando os testes rápidos. A mobilização do público está sendo feita por voluntários do Colégio Master. É a campanha ‘Verão com Prevenção’, com o objetivo de alertar para a necessidade de se proteger contra as infecções sexualmente transmissíveis.

Distúrbios da tireóide

Esse será o tema do programa Viva Bem deste domingo, 27, entrevistando o médico emergencista e endocrinologista Paulo Castro. Ele faz um alerta para os sinais e sintomas de diversas doenças que surgem quando a glândula da tireoide não desempenha sua função corretamente. É a partir das 7h na Fan FM 99.7 e com retransmissão pela Fan FM 94.3 Carmopólis.

Colaboradores: Nanda Sales e Cleydson Santos

  • big_ffe308d3557183ffcd7c

Magna Santana: Janeiro Branco pela saúde mental

19/01/2019 09:15|0 Comments

Janeiro Branco 1

O tema saúde mental está sendo muito discutido na contemporaneidade. É preciso a compreensão do conceito de forma ampliada para entender que cuidados diários fazem toda a diferença, proporcionando equilíbrio e bem-estar ao indivíduo e à sociedade. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Saúde, através do projeto Servidor Zen, realizará uma vasta programação em alusão à campanha Janeiro Branco, mês da Saúde Mental.

Programação:

23 de janeiro – “Promoção de Saúde Mental na Contemporaneidade- Palestrante: Psicólogo Demétrio Sérgio dos Reis (SES) – 09h

“Momento de Meditação” – Condutor Nilson (SES) – 16h30

24 de Janeiro – Aula de dança com a profª Nina Trindade   Oficina de Tai Chi Chuan – Academia Jessé Lima – 15h

25 de Janeiro – Oficina de Tai Chi Chuan – Academia Jessé Lima – 09h

Janeiro Branco 2

No programa Viva Bem do domingo, 20, a entrevista é com a psicóloga Jucicleia Souza. Segundo ela, cresce cada vez mais o número de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida. “Por isso, estamos falando muito sobre o assunto durante esse mês para esclarecer todas as dúvidas”, afirmou a psicóloga.

 

Hepatites 1

Lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no dia 11, no Diário Oficial da União institui o Julho Amarelo para combate às hepatites virais. De acordo com o texto, a campanha deve ser realizada anualmente em todo o território nacional. A lei teve origem no PL 3870/15, do deputado Marcos Reategui (PSD-AP).

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Hepatites 2

O Ministério da Saúde alerta que as hepatites virais são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas. Quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, sendo que o último é mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil, segundo a pasta, são portadoras do vírus B ou C e não sabem.

Julho Amarelo

O mês faz referência ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho), instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2010 para alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, da vacinação e do tratamento dessas doenças. Fonte Agência Câmara Notícias. HEPATITES 1

Lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no dia 11, no Diário Oficial da União institui o Julho Amarelo para combate às hepatites virais. De acordo com o texto, a campanha deve ser realizada anualmente em todo o território nacional. A lei teve origem no PL 3870/15, do deputado Marcos Reategui (PSD-AP).

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Posição na fila

A partir de agora os usuários da Rede Pública de Saúde Estadual e Municipal podem acessar o portal dos respectivos órgãos para verificar sua posição na fila de espera dos pacientes que aguardam por consultas (discriminada por especialidade), exames e intervenções cirúrgicas e outros procedimentos.

Direito à privacidade

A iniciativa ocorreu a partir do Projeto de Lei nº 195 dos deputados estaduais Georgeo Passos (PPS) e Silva Fontes (PDT) apresentada a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). De acordo com o texto da Lei nº 8.413, a divulgação das informações respeita o direito à privacidade do paciente, que pode ser identificado pelo número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Relação de medicamentos

Outro benefício para os usuários da rede pública é a divulgação da relação dos medicamentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do respectivo portal na internet, bem como fixada a relação nos postos de atendimento.

Feijoada Solidária

No próximo dia 27 de janeiro, último domingo do mês, a partir das 12h, no Iate Clube de Aracaju, a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO realiza a quarta edição da Feijoada Solidária com boa comida, muito samba e a melhor animação.

Cada ingresso está no valor de R$ 40 e dará acesso não só à feijoada como também ao show de samba do cantor Luiz Arnaldo e Banda. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos na sede da Associação, localizada na rua Permínio de Souza, 270, bairro Cirurgia.

Reforma Terminais

Preocupado com a estrutura física precária e condições de funcionamento dos terminais de ônibus de Aracaju, o vereador Iran Barbosa (PT) apresentou, na Câmara Municipal de Aracaju, indicações ao Poder Executivo para que, por meio da Emurb e da SMTT, providencie as reformas de três Terminais de Integração de ônibus da Capital. São eles: Terminal do Mercado, situado no Centro da Cidade; do Terminal do DIA, situado no bairro Inácio Barbosa; e do Terminal Fernando Sávio, conhecido como “Terminal da Rodoviária Velha”, situado no centro da Cidade.

Reforma Terminais II

O parlamentar lembrou que o valor da passagem da capital sergipana lidera entre os valores praticados nas capitais da região Nordeste. No entanto, os usuários do transporte sofrem com a qualidade do serviço oferecido. “Entendo que essas reformas devem ser tomadas como prioridades pela atual Administração, pois são locais que necessitam de cuidados e de manutenções permanentes. A população paga caro pela passagem do transporte coletivo”, frisou Iran.

E por falar em transporte público

Na última quinta-feira (17), a comissão formada por representantes dos quatro municípios que integram a Grande Aracaju (Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Aracaju) se reuniram na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da capital para mais uma reunião sobre o Consórcio Metropolitano do Transporte Público.

Análise técnica e jurídica

“Apresentamos alguns pontos que são necessários para avaliação e já deixamos marcada uma próxima reunião com toda a equipe técnica para analisar tecnicamente e juridicamente todos os termos e questões para que logo mais possamos formatar o projeto”, explicou o superintendente interino da SMTT, Renato Telles.

Sobre o consórcio

O consórcio levará à criação de uma entidade pública, que definirá o formato do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Aracaju e as obrigações de cada município na gestão do serviço. A administração ficará a cargo da Prefeitura de Aracaju (PMA), por esta ser a capital e a mais populosa entre as quatro cidades, mas todas as discussões serão conduzidas no âmbito coletivo. Embora complexo, o processo de criação do consórcio e, posteriormente, do edital de licitação, será um grande avanço para as cidades da região metropolitana.

JFilhos

Em entrevista a um site de notícias do município de Lagarto, o diretor de Negócios da JFilhos, Evislan Souza, destacou sua história de vida e da sua empresa, que vem se destacando como referência em construção de imóveis econômicos. “Hoje temos uma empresa sólida, com quase 3 mil unidades habitacionais construídas no estado e inúmeras obras públicas entregues; oportunizando a geração de emprego e renda aos irmãos sergipanos. No tocante ao programa Minha Casa Minha Vida, este foi um grande estímulo para que a JFilhos buscasse a melhoria continua dos nossos produtos (Habitações) através das Certificações ISO9001 e PBQP-H (Programa Brasileiro de Produtividade Habitat), do Ministério das Cidades. Temos acompanhado toda a evolução do programa ao longo dos últimos 10 e podemos afirmar que houve um salto significativo e qualitativo em relação as construções das moradias”, disse Evislan durante a entrevista.

Realizando Sonhos

O diretor também ressaltou que a JFilhos tem um modo particular de enxergar o futuro dos seus negócios, buscando a melhoria contínua das ações todos os dias. “Cada atitude e cada novo empreendimento, é norteado pela ética, pela transparência e pela consciência de que fazemos parte de algo ainda maior e mais importante do que simplesmente construir: realizar sonhos; pois trabalhamos algo de mais importante e marcante na história das pessoas: a aquisição de um imóvel”, afirmou.

Diferencial da JFilhos

Evislan também destacou que no mercado de construção de imóveis a Jfilhos se destaca com suas capacitações, como a implementação da norma ABNT NBR 15575 “Desempenho em Edificações Habitacionais”, que entrou oficialmente em vigor a partir de julho de 2013, tornando o referido conjunto normativo um marco regulatório técnico e jurídico da construção brasileira. “A Norma é um avanço para o setor e constitui o caminho para a evolução de todos que compõem a cadeia da construção civil”, finalizou.

Greve Geral da Saúde I

Os servidores da área de saúde sinalizam para uma greve geral, que afetará o atendimento à população em todas as unidades mantidas pela Prefeitura de Aracaju. Nesta quinta-feira, 17, representantes de cinco sindicatos que representam diferentes categorias participaram de mais uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e, novamente, deixaram a sede da secretaria insatisfeitos com as medidas que a prefeitura está tomando para manter a prestação dos serviços aos pacientes.

Greve Geral da Saúde II

De acordo com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Shirley Morales, o conteúdo do debate ocorrido neste encontro será transmitido para os 12 sindicatos da área de saúde aos quais os servidores do município de Aracaju estão vinculados e será convocada uma assembleia geral unificada, com indicativo de greve geral, a ser realizada em data a ser definida conjuntamente pelas categorias.

Recursos Liberados

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou esta semana que os recursos referentes à segunda parcela do convênio de realização do Forró Caju foram liberados pelo governo federal, o que garantirá o pagamento dos artistas locais que se apresentaram na festa. De acordo com o prefeito, em vídeo publicado nas redes sociais, assim que a verba de R$ 1,9 milhão for compensada na conta da Prefeitura, o que deve ocorrer até a próxima segunda-feira, os cachês serão pagos.

Grande Notícia

“Esta é uma grande notícia que trago para os aracajuanos: após seis meses de muita luta, recebi a ligação do secretário especial da Cultura, Alexandre Pires, que me informou sobre a ordem de pagamento do Forró Caju. Com estes recursos, nós iremos pagar todos os músicos locais que se apresentaram na festa. Até segunda-feira, o dinheiro estará na nossa conta para iniciarmos o pagamento dos artistas”, afirmou o gestor municipal.

  • alese

Magna Santana: Sessão extra na Alese

02/01/2019 12:20|0 Comments

Sessão extraordinária 1

Os deputados estaduais vão se reunir em sessão extraordinária na quinta-feira 3 de janeiro, por convocação do governo do estado. A pauta de votação está a deliberação sobre projeto do Poder Executivo que garantirá o pagamento dos salários dos aposentados e pensionistas. O detalhamento do projeto ainda será informado aos deputados.

Sessão extraordinária 2

A sessão começará no horário regimental e de acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Bispo (MDB), não haverá pagamento extra aos parlamentares. “Há muito tempo que não existe mais o pagamento de valores extras por convocação extraordinária”, lembrou o presidente da Assembleia.

Pode viajar

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 89/2018 que concede licença ao governador e à vice-governadora, Belivaldo Chagas e Eliane Aquino, respectivamente, para se ausentarem do Estado e do País, pelo período de 45 dias, consecutivos ou intercalados, até o final do exercício de 2019.

Raspando o tacho

A derrota nas eleições não desanimou ao deputado federal André Moura que, segundo ele, continuou trabalhando até o último dia do mandato, 31 de janeiro para assegurar a vinda de recursos federais conveniados com o estado e municípios.

Descaso com a coisa pública 1

Completamente abandonado, o Teatro Lourival Batista, considerado o “primo pobre” dos teatros, está sendo destruído. Aguardando uma reforma que nunca chega, o teatro está sendo saqueado por vândalos. O que impressiona é o descaso da secretaria de cultura que no mínimo poderia proteger o patrimônio lá existente. Lamentável!

Descaso com a coisa pública 2

Outro local que espera reforma e já deveria ser interditado pela Defesa Civil é o atracadouro do Catamarã que fica ao lado do Iate Clube. Parte do corrimão de madeira já caiu, o deck de madeira e o telhado praticamente já não existe. Como perguntar não ofende, a gente pergunta: Se fosse feita uma manutenção periódica, não sairia muito mais barato aos cofres públicos? Respondo: Óbvio que sim!

Compromisso com Edvaldo Nogueira

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), declarou em entrevista à Fan FM que seu compromisso em 2020 é com Edvaldo Nogueira. O prefeito, por sua vez, ficou muito feliz e disse que Fábio Mitidieri é um homem de palavra.

Filiação partidária

Edvaldo Nogueira disse que ainda não está preocupado com seu futuro partidário, segundo ele, ainda tá cedo pra tomar uma decisão. Edvaldo é filiado há 37 anos ao PC do B, o partido não atingiu a clausula de desempenho.

Reforma administrativa municipal

Objetivando oxigenar a máquina o prefeito Edvaldo Nogueira, vai fazer uma reforma administrativa ainda no mês de janeiro, mas já adiantou que peças fundamentais de seu governo não sairão.

Dividindo responsabilidades

O governador Belivaldo Chagas diz que pretende a cada noventa dias reunir diversos segmentos da sociedade, a exemplo da Federação das Indústrias, Federação Comércio, Agronegócio, Servidores para fazer uma prestação de contas e ouvir sugestões. “Eu quero governar com a sociedade”, afirmou.

Secretariado

O governador Belivaldo Chagas diz que não tem pressa na mudança do secretariado e assegurou que não fará mudanças drásticas, mas terá movimentação de cadeiras.

Esperança de posse

O suplente de deputado Arivaldo de Rezende, o Vardo da Lotérica, PTB, disse a coluna que tem esperança de assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Vardo, afirmou que tem deputado “escorrega – escorrega” que poderá ter problemas com a justiça eleitoral. Por dois votos Vardo não foi eleito.

 Saúde da Mulher 1

Uma carreta equipada com mamógrafo digital, ultrassom de alta tecnologia está pronta no pátio da empresa Morumbi no Rio de Janeiro, aguardando apenas que a Secretaria de Estado da Saúde pague o valor de R$ 2.700.000,00 pela fabricação da unidade móvel. A carreta está pronta desde junho de 2018 e em julho foi vistoriada por um técnico da SES.

Saúde da Mulher 2

O dinheiro pra pagar a fabricação da Carreta foi repassado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na gestão do conselheiro Clovis Barbosa, fruto de um superávit do duodécimo. O ex-presidente informou à coluna que foi firmado um compromisso entre o TCE e a SES para que o recurso fosse utilizado para aquisição da Unidade Móvel, batizada de Carreta da Mulher.

Saúde da Mulher 3

O empresário Marcio Guitton, representante da indústria Morumbi, já esteve em Sergipe por várias vezes em busca do pagamento pela fabricação da carreta, mas não obteve sucesso. O empresário informou que o veículo está pronto para ser entregue, bastando a SES efetuar o pagamento a empresa, conforme reza o contrato.

Saúde da Mulher 4

Quem lamenta esse conflito é a representante do Grupo Mulheres de Peito, Sheila Galba. Segundo ela, enquanto esse impasse não é sanado centenas de mulheres estão deixando de ter acesso a exames preventivos e diagnósticos precoces de muitas doenças, principalmente o câncer. Um absurdo!

 

 

 

 

 

  • BRAZIL-ARCHITECTURE-NIEMEYER-100TH BIRTHDAY

Coluna da Magna: Foro privilegiado

13/12/2018 15:59|0 Comments

O irreverente Araripe

Em homenagem ao seu cinquentenário, um leque de ações elaboradas por dezenas de amigos e admiradores para lembrar os quatro anos da partida do poeta Araripe Coutinho. O evento vai acontecer nesta quinta-feira, no auditório da Sociedade Semear, na rua Vila Cristina, a partir das 19h.

Peripécias

Conhecido por suas peripécias, Araripe Coutinho, poeta e escritor, causou o maior furdunço ao tirar fotos nu nas instalações do Palácio Museu Olímpio Campos. Tal estripulia lhe rendeu uma entrevista na Globo, no programa de Jô Soares. Uma sensação!

Focco 1

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção de Sergipe (Focco/SE), criado em 2015, é formado por representantes dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e Especial de Contas, Tribunais de Contas da União e do Estado, além das Controladorias-Gerais da União e do Estado, e da participação da Polícia Civil do Estado de Sergipe. As instituições atuam de forma integrada na busca de práticas uniformes para o diagnóstico, prevenção e repressão à corrupção.

Focco 2

Em celebração ao Dia Internacional Contra a Corrupção as instituições que compõem o Focco realizaram um Seminário onde representantes de cada instituição de fiscalização e controle fizeram um balanço das atividades e operações realizadas durante o ano, entre elas a Operação Metástase que investiga práticas ilícitas contra o patrimônio do Hospital Cirurgia, o coordenador do GAECO, Bruno Melo destacou que há para o início de 2019 expectativa de grandes resultados da operação e não descartou prisões.

Prevenção à corrupção

A Controladoria Geral da União – CGU, premiou com um certificado e um tablete a estudante Jaine do Nascimento, 13 anos, da cidade de Divina Pastora, ela foi a vencedora de um concurso nacional de redação promovido pela instituição para alunos de escola pública e privada. O prêmio foi entregue na quarta-feira durante o Seminário promovido pelo FOCCO em comemoração ao Dia Internacional contra Corrupção.

Água no sertão

Em Poço Redondo, a barragem recuperada pela Cohidro em 2017, nesta última trovoada de dezembro atingiu o seu ápice. Algo que a chuvas de inverno não conseguiram fazer logo após a sua reforma. Uma conquista para a comunidade que usa dessa água para dar de beber aos rebanhos. Na edição 2017 do Programa De Recuperação de Barragens do @GovernoSergipe, foram recuperadas 13 barragens de médio porte em 12 municípios onde foi declarado estado de emergência devido à seca e atendendo 22.240 pessoas.

Café com Política

O grupo de whatsapp mais movimentado das redes sociais de Aracaju, Café com Política vai realizar sua confraternização de final de ano na próxima sexta-feira,14, em um restaurante da capital. O grupo reúne diversas autoridades do meio político, empresarial, jurídico e profissionais da comunicação do estado.

Maus tratos

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou aumento da pena aplicada aos maus-tratos contra os animais, além de agravante se houver zoofilia (prática de atos sexuais com animais). O texto segue para o Senado. A pena atual para maus-tratos é de três meses a um ano de detenção, além de multa. Pelo texto aprovado, a punição passará a variar entre um e quatro anos de detenção, além da multa. Comete crime quem praticar ato de abuso, consistente com maus-tratos, ou mutilação de animais silvestres, domésticos, domesticados, nativos ou exóticos.

Foro privilegiado

Texto extingue o benefício para mais de 55 mil autoridades. Atualmente, ministros, governadores, prefeitos, chefes das Forças Armadas e todos os integrantes – em qualquer esfera de poder – do Legislativo, do Ministério Público, do Judiciário e dos tribunais de contas também têm o direito de serem julgados em instâncias superiores em caso de crime comum. Proposta ainda será analisada pelo Plenário da Câmara

Foro privilegiado 2

A proposta reduz o foro a cinco autoridades: o presidente da República e o vice; mais os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. O foro por prerrogativa de função, o chamado foro privilegiado, é o direito que a autoridade tem de, em infrações penais comuns, ser julgada por tribunal de instância superior, conforme a importância do cargo que ocupa, e não por juiz de primeira instância.

  • poder

Confira os destaques da coluna da jornalista Magna Santana

05/12/2018 07:21|0 Comments

Selo Diamante

Pela segunda vez o Tribunal de Justiça de Sergipe recebe o Selo de Diamante do CNJ. O Tribunal sergipano foi o único entre os Tribunais estaduais a receber o Selo. A entrega ocorreu durante o XII Encontro Nacional do Poder Judiciário em Foz do Iguaçu-PR, o presidente do TJSE desembargador Cezário Siqueira Neto recebeu o troféu das mãos do presidente do Supremo Tribunal Federal Dias Tofolli.

Agricultura

O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Sergipe (FAESE), Ivan Sobral, está apelando ao governador Belivaldo Chagas que escute as entidades representativas na hora de escolher o novo titular da secretaria de agricultura.

Agronegócio X Agricultura Familiar

A atual secretária de agricultura, Rose Rodrigues, foi indicada pelo deputado federal João Daniel (PT), líder do MST. Segundo o presidente da FAESE, durante os últimos quatro anos a secretaria voltou suas as atenções para agricultura familiar. Para ele Sergipe desponta para o agronegócio com o milho, leite, a cana de açúcar e é importante para o desenvolvimento do Estado que o secretário que for assumir em 2019 tenha sensibilidade e um olhar não só para a agricultura familiar como também para o agronegócio.

Elba Ramalho e Saulo

O shopping Riomar vai presentear seus clientes com dois grandes shows: Elba ramalho e Saulo. Os espetáculos irão acontecer em uma superestrutura na área externa do shopping, nos dias 11 e 18 de dezembro, respectivamente. As atrações fazem parte da campanha do Natal RioMar ‘Shows de Presentes’, que terá início em 1º de dezembro e segue até o dia 18.

Auxílio Reclusão 1

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 5671/13, do deputado André Moura (PSC-SE), que determina a divisão do auxílio-reclusão entre os dependentes do preso e da família da vítima. Como a proposta foi rejeitada em caráter conclusivo, será arquivada, a menos que haja recurso para votação em Plenário.

Auxílio Reclusão 2

O auxílio-reclusão é pago aos dependentes do trabalhador que contribui para a Previdência Social enquanto esse segurado estiver preso em regime fechado ou semiaberto e não receber remuneração da empresa para a qual trabalha. O trabalhador preso não recebe qualquer benefício. O auxílio-reclusão também não é pago quando o segurado preso já esteja recebendo auxílio doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço.

Dezembro Vermelho

No dia 01 de dezembro foi celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, e durante todo o mês de dezembro serão realizadas em todo o país ações de conscientização para a prevenção da doença que ainda não tem cura. O Brasil chega aos 30 anos de luta contra o HIV e aids com registro de queda no número de óbitos por aids no país, é a primeira vez em 20 anos que se registra uma queda tão expressiva nas taxas da mortalidade, informou o Ministério da Saúde.

Cinco anos de saudade

Cinco anos de morte do maior líder que Sergipe já teve, sua presença entre nós foi curta, apenas 53 anos, mas jamais será esquecida. Marcelo Déda foi lembrado pela família, amigos e admiradores em uma missa campal celebrada no último domingo, 02, pelo padre Marcelo Conceição no Memorial erguido em sua homenagem no Parque da Sementeira e onde foram depositadas parte de suas cinzas.

A responsabilidade da vice-governadora

Antes da missa Eliane Aquino em entrevista comentou sobre sua responsabilidade em assumir a vice-governadoria em 2019. “O mínimo que eu preciso fazer é seguir os passos de Marcelo Déda, a coerência dele, o respeito que ele tinha pela população. E pedir a ele onde ele estiver que me ajude e ilumine a cuidar do povo com a sabedoria e o respeito que a população merece. A responsabilidade é muito grande e não só por estar conduzindo uma gestão, é exatamente porque eu sei o que significa eu estar ali, não tô sozinha eu estou representando a mim e a Marcelo Déda, eu não posso de forma alguma pensar em errar, tenho que conduzir com muita verdade”

Cine SOMESE

Dia 04 de dezembro, às 19h, acontecerá mais uma sessão do CINE SOMESE, com o filme CARTAS PARA JULIETA. Um belo romance, com lindas paisagens da Toscana e que mostra a força de um amor que resistiu ao tempo.
A sessão é ABERTA ao PÚBLICO, entrada GRATUITA, com direito a pipoca e refrigerante. A SOMESE fica na Rua Guilhermino Rezende, 426, Bairro São José, atrás do Hospital São Lucas

Vem me ouvir

No último domingo, 02, o juiz Sergio Lucas, cantador, compositor e poeta da cultura sergipana lançou em vídeo e áudio, sua mais nova música, “Vem me ouvir” a qual conta com a participação de Flávio José, um dos maiores ídolos da nossa música nordestina. A apresentação reuniu amigos e imprensa num típico café nordestino no Cariri.

Veja Mais