Ou paga ou devolve

Uma decisão que vai tirar o sossego de alguns servidores estaduais que estão a disposição de outros órgãos com ônus para o Estado, a informação foi dada pelo próprio governador Belivaldo durante entrevista, após participar de uma solenidade.
O governador disse que já encaminhou ofício para o TCE e para a Assembleia Legislativa, informando que a partir de 01 de fevereiro o pagamento desses servidores deve ser assumido por quem requisitou o servidor.
Segundo Belivaldo, a despesa mensal com as cessões para o estado é de 850 mil reais. Só o TCE e a Alese “consomem” 650 mil reais. Ou assumem a despesa ou devolvem o servidor.
“Coração de mãe acabou” disse, Belivaldo.

Mudança de endereço

O Sergipeprevidência irá, ainda neste semestre, mudar seu local de atendimento e sede administrativa, deixando de atender na Praça da Bandeira e se instalando no Palácio Serigy, localizado na Praça General Valadão. A autarquia administra os benefícios previdenciários dos segurados no regime próprio de Previdência do Estado de Sergipe.
A mudança de sede corrobora com a política de redução de despesas que o governo vem adotando.

Defesa da Fafen 1

O Sindipetro AL/SE convoca para o dia 29 de janeiro a reunião de um Fórum em Defesa da Fafen-SE. No dia 30 será realizado um ato na porta da fábrica, povoado de Pedra Branca, município de Laranjeiras. A ideia é unir forças para impedir a hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenado da Petrobras, que está marcada para o dia 31 deste mês.

Defesa da Fafen 2

A Fafen da Bahia, que já foi parada no dia 04 deste mês, junto com a de Sergipe, tem potencial para empregar 1.500 trabalhadores, e são gerados mais de 5.000 empregos indiretos na cadeia produtiva dessa indústria. Elas são responsáveis por 30% da produção de fertilizantes do Brasil, que importa 70% de sua produção, para abastecer a produção nacional de alimentos.

Desembargador Cezário Siqueira Neto, presidente do TJ-SE

Precatórios 1

O TJSE realizou uma Audiência Pública para apresentação do Relatório de Atividades do Departamento de Precatórios.
Na oportunidade o Presidente do TJSE, Des. Cezário Siqueira Neto e a Juíza gestora de Precatórios, Maria da Conceição da Silva Santos, fizeram um balanço das atividades e do pagamento de precatórios pelo Judiciário sergipano.

Precatórios 2

Durante a audiência o presidente do Tribunal de Sergipe, Des. Cezário Siqueira Neto, manifestou sua alegria com o trabalho realizado pela juíza gestora do departamento de precatórios. Segundo ele os resultados foram muito significativos, primeiro para as pessoas que há tanto esperavam pela liberação dos recursos e segundo para o Estado, pois mais de 170 milhões foram injetados na economia, num momento de crise.

Revitalização 1

Próxima segunda-feira, 18, às 17h, será reinaugurado o Arquivo Público de Sergipe localizado no Palácio Carvalho Neto, na Praça Fausto Cardoso. A revitalização fortalece a memória, preserva a cultura e a história de Sergipe.
A iniciativa promovida pela CELSE – Centrais Elétricas de Sergipe é fruto de uma parceria com o governo do Estado, e visa a preservação de prédios públicos e históricos como esse, construído em 1936, para abrigar a então ‘Biblioteca Pública e a Secção do Arquivo Público’.

Revitalização 2

A ordem de serviço para a recuperação do espaço foi autorizada em março do ano passado, sendo que os recursos para a execução da obra foram aportados de forma voluntária pela CELSE, contemplando também as reformas da Biblioteca Pública Epifânio Dória e do Teatro Tobias Barreto – TTB, que está com 60% dos serviços executados.

Recursos para Filarmônicas

Em solenidade no auditório da superintendência da Caixa Econômica de Sergipe, 27 municípios assinaram convênios de recursos com o Ministério da Cultura para as filarmônicas. No total, são quase R$ 3 milhões em emendas destinadas pelo senador Eduardo Amorim (PSDB) e pelo deputado federal André Moura (PSC).

Compromisso com a cultura

Para o senador Eduardo Amorim, a assinatura dos novos convênios é mais uma prova do compromisso do seu mandato com a cultura. “São mais de mil instrumentos musicais que serão adquiridos e que farão a alegria de muitas famílias. Missão cumprida e espero que muito em breve a gente possa ter muito mais músicos na história de Sergipe fruto dessas emendas. Instrumento é vida, é a oportunidade de um futuro muito melhor”, afirmou o senador.

Municípios contemplados

Amparo do São Francisco; Aquidabã; Carmópolis; Carira; Cristinápolis; Feira Nova; Frei Paulo; Ilha das Flores; Itabaianinha; Itaporanga D’Ajuda; Japaratuba; Lagarto; Laranjeiras; Malhador; Maruim; Muribeca; Neópolis; Nossa Senhora da Glória; Pacatuba; Pirambu; Poço Verde; Porto da Folha; Riachão do Dantas; Ribeirópolis; São Cristóvão; Siriri; Tomar do Geru.

Hanseníase

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, iniciou a entrega de material de divulgação, cartazes e panfletos, aos 75 municípios sergipanos para fortalecer as ações de enfrentamento à hanseníase, doença infectocontagiosa e transmissível, que acomete pele e nervos.

Janeiro Roxo

Em dezembro, profissionais médicos e enfermeiros foram capacitados prevendo a campanha Janeiro Roxo. “A premissa é diagnosticar, tratar e curar, essa é a tríade que hoje a gente trabalha. Diagnóstico precoce, tratamento oportuno como estratégias para o controle da hanseníase”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Mércia Feitosa.

Tem tratamento

A hanseníase é uma doença milenar que não está estagnada, é transmitida pela saliva por meio da tosse e até da fala, quando há um contato prolongado com a pessoa infectada. “É importante que a população saiba que a hanseníase existe e que pode ser tratada e curada. A partir do momento que o paciente é tratado, a hanseníase já não passa mais. É importante também que as pessoas que têm manchas procurem a Unidade de Saúde para que a doença seja diagnosticada e tratada e que haja apoio da família e dos amigos, evitando o preconceito”, reforçou a referência técnica da hanseníase na SES, Betânia Baneo.

Cirurgia 1

Governador Belivaldo Chagas fez uma visita ao Hospital de Cirurgia com o objetivo de conhecer o prédio destinado ao futuro Centro de Radioterapia e de Imagem. Além disso, o Governador aproveitou a oportunidade para visitar as novas instalações da Unidade Vascular Avançada (UVA) e o novo aparelho do Centro de Hemodinâmica da Angiocor.

Cirurgia 2

A visita foi acompanhada por algumas autoridades, entre elas o reitor da Unit Joubert Uchoa, o ex-governador Albano Franco, o Secretário de Estado da Saúde Valberto Oliveira, o coordenador do GAECO MPE, promotor Bruno Melo que deflagrou a operação Metástase, que resultou na intervenção do Hospital Cirurgia.

Cirurgia 3

A Interventora da Instituição, Márcia Guimarães, explicou que o convite ao Governador foi feito com o propósito de solicitar a ajuda do Governo para retomar a obra do prédio do Centro de Radioterapia e Centro de Imagem que tem capacidade para a instalação de dois Aceleradores Lineares, com uma estrutura capaz de oferecer serviços de diagnóstico e de tratamento de Radioterapia à população sergipana. É nele que estão armazenados, sem utilização, os aparelhos de Ressonância Magnética e de Tomografia.

Cirurgia 4

O Hospital não precisaria está passando por toda essa dificuldade, se não fosse a irresponsabilidade de maus gestores que por lá passaram e desviaram os recursos da Instituição. Hoje o hospital é gerido por uma interventora que está tentando manter o funcionamento do hospital com muita dificuldade. Atraso no pagamento dos salários dos funcionários, médicos e aos fornecedores, obras paralisadas, realmente um grande desafio para a enfermeira Marcia Guimarães.

Crioterapia 1

A clínica Onco Hematos já está fazendo o tratamento de Crioterapia em seus pacientes. Após passar por um treinamento a equipe de enfermagem já está aplicando a técnica em uma paciente acometida por câncer de ovário com metástase. A paciente J.M, 49, disse que se sentia muito mal e com alta estima baixa quando o cabelo começou a cair, ela começou a fazer as sessões de Crioterapia e já vê os efeitos do tratamento.

Prevenção

A equipe da Gerência de IST da Secretaria de Estado da Saúde continua realizando, na Praça de eventos da Orla, mais uma ação com a unidade móvel, disponibilizando os testes rápidos. A mobilização do público está sendo feita por voluntários do Colégio Master. É a campanha ‘Verão com Prevenção’, com o objetivo de alertar para a necessidade de se proteger contra as infecções sexualmente transmissíveis.

Distúrbios da tireóide

Esse será o tema do programa Viva Bem deste domingo, 27, entrevistando o médico emergencista e endocrinologista Paulo Castro. Ele faz um alerta para os sinais e sintomas de diversas doenças que surgem quando a glândula da tireoide não desempenha sua função corretamente. É a partir das 7h na Fan FM 99.7 e com retransmissão pela Fan FM 94.3 Carmopólis.

Colaboradores: Nanda Sales e Cleydson Santos