Maio Roxo 1

Maio é considerado o mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais, mais especificadamente a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. O objetivo dessa campanha é chamar atenção para o diagnóstico precoce dessas doenças, proporcionar um maior conhecimento para a população e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que convivem com esse diagnóstico. Nenhuma das duas doenças tem cura, porém com acompanhamento médico e realizando o tratamento de maneira correta é possível manter uma boa qualidade de vida.

Maio Roxo 2

Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são todas as doenças que estão relacionadas com a inflamação do intestino. O médico Dr Fernando Every – gastroenterologista, gerente de ensino e pesquisa do HU de Lagarto e Presidente da Sociedade de Gastroenterologia de Sergipe, informou que várias ações estão sendo desenvolvidas no município de Lagarto para promover a informação e conscientização sobre as doenças inflamatórias.

Patrulha 1

A Patrulha Maria da Penha foi institucionalizada pela Lei Municipal 4.880/2017 e tem como objetivo prestar atendimento pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) às mulheres que têm medida protetiva de urgência concedida pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Aracaju.

Patrulha 2

O serviço será prestado mediante visitas periódicas, em viatura específica, por seis guardiões da GMA, durante horário administrativo de segunda a sexta, salvo em caráter emergencial, cujo atendimento estará disponibilizado 24 horas por dia, através do número 153. A Patrulha também poderá realizar o encaminhamento dessas mulheres à rede local de atendimento e enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

Foto: Onco Hematos

Semana de Enfermagem

A Semana de Enfermagem da Onco Hematos deste ano foi iniciada de uma forma bem especial. A equipe teve a oportunidade de participar do I Curso de Extensão em Cuidados Paliativos, realizado pelo Instituto Palliare em Aracaju. “A ideia foi proporcionar aos profissionais da enfermagem uma capacitação acerca de um tema tão relevante para um trabalho humanizado”, explicou a coordenadora da equipe de Enfermagem da Onco, Raphaela Prudente.

Cuidados Paliativos

Membros da equipe de Cuidados Integrais da Onco Hematos (oncologista e paliativista Erijan Andrade e psicóloga e paliativista Viviana Aragão) participaram do evento enquanto palestrantes. “Sempre é muito gratificante difundir a abordagem dos cuidados paliativos, sobretudo, para promover o melhor entendimento acerca dessa proposta terapêutica e qualidade na assistência dada aos pacientes e família que enfrentam uma doença incurável”, enfatizou.

Foto: Onco Hematos

De bem com você 1

Pacientes da clínica Onco Hematos participaram, no início deste mês, de uma oficina de maquiagem. O evento faz parte do programa “De bem com você – A beleza contra o câncer”, que é uma iniciativa do Instituto ABIHPEC. Durante a oficina, as pacientes receberam kit de maquiagem, dicas de como se maquiar e ainda orientações sobre como criar penteados com lenços e turbantes para pacientes que fazem quimioterapia.

De bem com você 2

A oncologista e paliativista da Onco Hematos, Erijan Andrade, destacou que o programa “De bem com você” é internacional, presente em 22 países. “Tudo começou quando um oncologista percebeu que as mulheres que fazem quimioterapia reduzem a sua autoestima, se sentem tristes. Então ele começou a buscar algo que melhorasse a autoestima delas. Junto com um colega de trabalho, ele teve a ideia de doar kit de maquiagem para essas mulheres e assim começou o programa. No Brasil, o projeto já está presente em 7 estados e em Sergipe, com a introdução do programa pela Onco Hematos, será o oitavo estado”, enfatizou.