Uma tenda na feira livre com a distribuição de panfletos, orientações ao público e a distribuição do laço branco símbolo da campanha, foi assim que as atividades do Janeiro Branco iniciaram na cidade de Rosário de Catete, na manhã desta quinta-feira, 17. O objetivo do Núcleo de Apoio Ampliado a Saúde da Família(NASF) da Secretaria Municipal da Saúde(SMS), foi abordar um número maior de pessoas sobre a prevenção e os cuidados com a saúde mental.

O Janeiro Branco é uma Campanha em nível nacional do Conselho de Psicologia para alertar a sociedade e as instituições a respeito da importância, extensão e impactos da Saúde Mental na vida das pessoas.

A psicóloga Aurélia da Silva Barreto e coordenadora do NASF, alerta que muitas pessoas estão doentes mentalmente e não sabem. “Elas estão sendo orientadas a procurar os profissionais de saúde para que contribuam nessa identificação. Também ressaltamos a prática da atividade física, da boa alimentação e das relações sociais para uma boa saúde mental”.

Quem visitou a tenda da Prefeitura de Rosário também aferiu a pressão arterial e recebeu um folder com orientações sobre os alimentos que contribuem para a saúde mental. Segundo a nutricionista do NASF, Luana Monteiro, quando se fala em saúde mental, só se enxerga o psicólogo e o psiquiatra e esquece-se da alimentação. “Têm alimentos com vitaminas que melhoram os níveis de sangue no cérebro. Muitos desses nutrientes são encontrados na maçã, cebola, uva, chia, feijão e o gergelim, entre outros”.

A programação do Janeiro Branco continua no próximo dia 22, às 8h, na Unidade de Saúde Dr Edmar Mesquita, no Povoado Siririzinho, com a palestra ‘A importância do cuidado com a saúde mental’. O tema voltará a ser abordado no dia 24, às 14h, na Unidade José Fernandes Maynard, e no dia 28, às 8h, no mesmo local.