Matadouro Serrano/ Foto: assessoria de comunicação do frigorifico

Depois do bloqueio da BR-235 na quinta-feira, 14, nesta sexta-feira, 15, marchantes fecharam a rodovia estadual SE-255, que liga liga Itabaiana (SE) a Itaporanga D´Ajuda (SE), na altura do Povoado São José. Eles também bloquearam a entrada do Frigorífico Serrano, que recebe em média 600 animais por dia, mas hoje está com os currais vazios. O repórter Jota Júnior fez a cobertura do protesto ao vivo no Jornal da Fan.

Os manifestantes reivindicam a reabertura do matadouro municipal de Itabaiana (SE), fechado desde novembro do ano passado, durante a Operação “Abate Final”, que resultou na prisão do prefeito do município Valmir de Francisquinho, sob a suspeita de desviar parte do valor referente as taxas para abater os animais no local.

Os marchantes alegam que o fechamento do matadouro tem provocado sérios prejuízos às famílias da região e que estão buscando matadouros distantes para realizar o abate dos animais.

Matadouro Serrano/ Foto: assessoria de comunicação do frigorifico

Com o fechamento do matadouro municipal de Itabaiana, a demanda no Frigorifico Serrano aumentou e os marchantes dizem que há articulação do proprietário do local para que o matadouro não seja reaberto. Além disso, os dejetos dos animais mortos no frigorifico tem incomodado a população que mora próximo ao espaço. Eles reclamam do forte mau cheiro. [

A assessoria de comunicação do matadouro informou que o estabelecimento não tem nada a ver com o problema dos matadouros no Estado e repudiou o fato do frigorifico estar sem atividade nesta manhã.

O Fan F1 tentou ouvir o secretário de comunicação de Itabaiana (SE), Alex Henrique, mas ele não atendeu às ligações.

Colaboração: Jota Júnior