O governador Belivaldo Chagas (PSD) saiu há pouco de uma reunião com o presidente da Petrobras Roberto Castello Branco na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Ele disse que Castello Branco lhe deu a garantia de que a hibernação da Fafen será suspensa.

Foi dito também na reunião que diversas empresas interessadas em arrendar a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados já fizeram cadastro na estatal. “Foi uma reunião extremamente positiva onde a pauta principal foi a Fafen”, disse Belivaldo logo após encerrada a reunião.

Ele disse que foi marcada uma audiência para o dia 9 de abril no Ministério das Minas e Energia, quando irá levar propostas e tratar da continuidade das operações da Fafen em Sergipe.

Não será solução, diz Dieese

Para o economista Luis Moura, do Departamento Intersindical de Estudos SocioEconômicos (Dieese) o arrendamento não será a saída para a Fafen. “O ideal é manter estatal. A Petrobras precisa rever o preço do gás que está prejudicando não só a Fafen. Não adianta arrendar com o preço que está aí. Não irá fazer as manutenções adequadas”, disse.

Convidados

A reunião foi agendada pelo deputado federal Laércio Oliveira que convidou também o senador Alessandro Vieira e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, José Augusto Carvalho.  Os secretários Sales Neto, Zezinho Sobral e o ex-governador Albano Franco, também acompanharam o governador.