Após divulgação da pesquisa eleitoral do Dataplan para o pleito de 2018 divulgada nesta terça-feira, 25, o vereador Elber Batalha (PSB) disse que vai solicitar oficialmente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), enquanto presidente do PSB, uma cópia da pesquisa para análise.
“É uma pesquisa que ao nosso ver causa estranheza e nós temos uma grande preocupação para que isso não deflagre a temporada das ‘pesquisas fakes’. O PSB será firme no rigor da fiscalização dessas pesquisas “duvidosas” que começam a ser divulgadas para que ninguém mais se proponha a fazer esses tipos de pesquisas”, explicou.
De acordo com o parlamentar, que aparece positivamente no levantamento, a pesquisa é de causar estranheza. Segundo Elber, das 19 perguntas, 11 são relativas ao ex-prefeito Sukita e ao pretenso candidato a deputado estadual que ele apoiará. “Na pesquisa, as perguntas foram direcionadas se a pessoa votaria nele, se o achava ‘bonito’, se votaria em indicados dele”, alertou.
Outro ponto que chamou atenção do vereador foi o peso das regiões e o índice de rejeição dos candidatos ao Senado Federal. “O peso das regiões não é dado. Para o deputado Valadares Filho, das 100 pessoas na região metropolitana de Aracaju, 75 disseram votar nele. Mas, quando se coloca no peso do Estado, a Grande Aracaju, que representa 40% do eleitorado, é dado peso 1. E o resultado da pesquisa fica totalmente desvirtuado. Não é colocado nessa pesquisa a rejeição dos candidatos ao Senado, que é um dado importantíssimo, sobretudo numa eleição de dois votos”, questionou.
Com informações da Assessoria do Parlamentar