Por volta das 5h30 desta quarta-feira, 13, fogos já anunciavam o início do dia de celebrações em homenagem a Santo Antônio. Na paróquia que leva o nome do santo, na Zona Norte de Aracaju, desde 01 acontece uma trezena em homenagem ao santo, com missas festivas diariamente. A programação será encerrada com uma procissão marcada para as 19h de hoje.

O dia de homenagens contará coma celebrações de várias missas. A primeira desta quarta-feira, já teve início, com a tradicional benção dos pães. A tradição diz que esse pão representa a fartura para quem o guarda junto com a farinha ou o arroz.

Santo antônio é um dos santos do clico junino e em seu dia fogueiras também são acessas. Conhecido popularmente como santo casamenteiro, o santo também é considerado protetor das coisas perdidas e protetor dos pobres.  Durante suas pregações nas praças e igrejas, existem relatos de que muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados.

Fernando Antônio de Bulhões, nome de nascença, entrou no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho aos 19 anos e foi ordenado sacerdote em Coimbra. Rapidamente foi reconhecido por seu conhecimento e grande poder de pregação. Após um tempo Padre Antônio conhece São Francisco de Assis e torna-se Frei Antônio.

A Arquidiocese de Aracaju possui três paróquias de Santo Antônio, sendo uma na capital, Aracaju, a outra em Itabaiana e ainda uma no povoado de Caueira em Itaporanga.

Veja a programação festiva para esta quarta-feira, 13/06

5h – Alvorada
6h – Celebração Eucarística e Benção dos pães de Santo Antônio
Presidente: Frei Francisco Gonçalves de Sousa (Pároco da paróquia de Santo Antônio)
9h – Celebração Eucarística com as crianças
Presidente: Frei José Firmino Neto (Vigário da paróquia de Santo Antônio)
12h – Celebração Eucarística
Presidente: Pe. José Genivaldo Garcia (Pároco da Paroquia Bom Jesus dos Navegantes )
15h – Celebração Eucarística
Presidente: Frei Antônio Carlos de Góis Cajueiro (Vigário da paróquia de Santo Antônio)
18h30min – Celebração Eucarística

19h- Procissão