A Romaria do Senhor dos Passos tem a sua abertura nesta sexta-feira, 15, mas a programação religiosa na cidade histórica de São Cristóvão (SE) segue até domingo, 17, com a Procissão do Encontro, às 16h, momento culminante da festa. O primeiro evento da programação é a Caminhada do Senhor do Passos nesta sexta, a partir das 22h.

Hoje, o peregrinos sairão da Igreja dos Capuchinhos (paróquia São Judas Tadeu), no bairro América, em Aracaju, rumo à Igreja Senhor dos Passos, em São Cristóvão, pela rodovia João Bebe Água, um percurso de aproximadamente 20 quilômetros.

A Procissão do Encontro, momento culminante, será na tarde do domingo. Está prevista para 16h a saída da imagem do Senhor dos Passos, da igreja Matriz. No mesmo horário a imagem de Nossa Senhora das Dores partirá da Igreja Senhor dos Passos (Carmo Menor). As imagens seguem em procissão para a Praça São Francisco, onde será pregado o Sermão do Encontro. Logo em seguida a procissão percorrerá várias ruas da cidade terminando na praça do Carmo, onde haverá missa campal.

O evento religioso que celebra o Senhor dos Passos acontece há mais de 200 anos. Milhares de fiéis se reúnem nas ruas da quarta cidade mais antiga do País e primeira capital do Estado para colher as bênçãos  do encontro da Virgem Maria com Seu Filho Divino, carregando a Cruz no caminho do Calvário.  A organização da romaria está sob a responsabilidade dos frades carmelitas.

Confira a programação:

Sábado (16/03)

 Missas

 16h – Gruta Nossa Senhora de Lourdes

 17h – Igreja do Carmo Maior

17h – Igreja Matriz (acolhida aos Romeiros)

19h – Campal na Praça do Carmo, logo após Procissão de Penitência.

Domingo (17/03) 

Durante todo o dia Confissões no Convento do Carmo.

Missas

06h – Igreja Matriz

07h – Igreja do Carmo Maior

07h30 – Igreja Matriz

08h – Gruta Nossa Senhora de Lourdes 

08h30 – Igreja Matriz / Igreja do Carmo Maior

09h – Capela São João Batista (Prox. à imagem do Sr. dos Passos do Alto da favela)

09h – Igreja do Orfanato /Alto do Cristo

09h30 – Gruta Nossa Senhora de Lourdes

10h – Igreja Matriz (missa Solene)/Igreja do Carmo Maior, sob a presidência do arcebispo metropolitano, Dom João José Costa

10h30 – Igreja do Amparo

11h30 – Gruta Nossa Senhora de Lourdes

12h – Igreja Matriz /Igreja do Carmo

14h – Igreja Matriz

Procissão do Encontro

16h – Saída da imagem de Senhor dos Passos da igreja Matriz, e da imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja Senhor dos Passos (Carmo Menor). As imagens seguem em procissão para a Praça São Francisco, onde acontecerá o Sermão do Encontro. Logo em seguida a procissão seguirá pelas ruas: Ivo do Prado; Praça da Matriz; Tobias Barreto; João Bebe Água; Professor Leão Magno; Messias Prado; Praça Senhor dos Passos. Ao término da procissão, Missa Campal na Praça do Carmo. 

A organização do Romaria indica como ponto de apoio a Casa do Romeiro – Salão Sagrada Família (Frades Carmelitas). O serviço de som e de informações funcionará na  Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact) e Praça da Matriz.

 

Fotos: Márcio Garcez/ Daniele Pereira.

Por Arquidiocese Aracaju