O câncer, o bom senso e a carreta 1

Desde meados de 2018 que o empresário Márcio Guitton, representante da empresa Morumbi /RJ, vencedora de um pregão eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde, luta para receber o pagamento pela fabricação de uma Carreta equipada com aparelhos (mamógrafo, ultrasson, consultório, etc) destinada a prestar serviço de prevenção e detecção precoce do câncer em mulheres. Sem sucesso, após inúmeras tentativas, o caso chegou ao conhecimento da imprensa e sociedade através da ONG Mulheres de Peito que vem apelando para a sensibilidade do governo para saudar a dívida com a empresa que já trouxe a carreta para o estado e a coloque pra atender as mulheres.

O câncer, o bom senso e a carreta 2

Lamentavelmente uma sucessão “falas desencontradas” e de insensibilidade tem dificultado o cumprimento do contrato firmado entre a SES e a empresa Morumbi. O que parecia ser apenas uma simples relação entre estado e fornecedor virou uma grande polemica envolvendo o governo, o Tribunal de Contas, o Ministério Público, a ONG Mulheres de Peito, a sociedade, a imprensa e ainda vai entrar mais gente nesse “bolo”, a exemplo do judiciário se não houver bom senso e se chegar a um entendimento.

O câncer, o bom senso e a carreta 3

A aquisição da Carreta da Mulher, surgiu de uma bela iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, gestão Almeida Lima, em solicitar a utilização das “sobras” do duodécimo economizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na gestão do conselheiro Clovis Barbosa, presidente a época. Após o compromisso firmado e com o dinheiro assegurado lançou-se um Pregão Eletrônico para aquisição de duas unidades móveis (carretas), uma destinada a saúde do homem e outra a saúde da mulher.

O câncer, o bom senso e a carreta 4

O câncer de mama é um dos mais incidentes entre as mulheres, o do colo do útero, no nordeste, infelizmente ainda é muito prevalente, daí a importância de se estimular campanhas educativas de prevenção e mais ainda, dar condições as mulheres de acesso as consultas e exames para detecção precoce de qualquer tumor cancerígeno na sua fase inicial e imediatamente iniciar o tratamento levando a cura da doença.

O câncer, o bom senso e a carreta 5

O ideal era que em cada município deste país existisse serviços de qualidade e que o acesso fosse rápido e eficiente. Onde não fosse necessário depender de um “favor político” para ter assegurado um direito constitucional. Mas como a realidade do pobre ainda é essa, vamos pelo menos amenizar esse sofrimento. Apelamos para o bom senso, governador pague a carreta!

Belivaldo e o apelo aos poderes

Fevereiro chegou e o governador Belivaldo Chagas avisou que fará uma reunião com os representantes de poderes, sindicatos e outros setores da sociedade para apresentar um relatório da situação financeira do estado. Ele espera dividir responsabilidades e contar com o apoio de todos para sair da crise que Sergipe se encontra.

Dirigindo o próprio carro

O governador Belivaldo Chagas tem dado um bom exemplo que poderia ser seguido por muitos assessores: ir ao trabalho dirigindo o próprio carro. Quando não tem eventos fora, ele tem ido para palácio dirigindo o próprio carro. “Por que todo mundo tem que andar de carro com motorista? Qual o problema ir dirigindo? Aliás eu não posso passar muito tempo sem dirigir porque senão desaprendo,” afirmou.

A reforma de Edvaldo

Deverá sair este mês de fevereiro a reforma administrativa do prefeito Edvaldo Nogueira. O prefeito tinha dito que faria mudanças em seu secretariado assim que o governador Belivaldo Chagas concluísse o anuncio de seus secretários. Especula-se que o vereador Bitencourt irá assumir uma pasta.

Bombeiros sergipanos em Brumadinho

O Corpo de Bombeiros de Sergipe presta sua colaboração nas buscas às vítimas do rompimento da barreira de rejeitos de mineração em Brumadinho, em Minas Gerais. A unidade irá fornecer maiores detalhes sobre a atuação da equipe sergipana na cidade mineira. A corporação está disponibilizando cinco bombeiros e quatro cães. As equipes serão coordenadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que solicitou o apoio à unidades de todo o país.

As obras na Beira Mar

Iniciou na segunda-feira, 4, os trabalhos de recuperação total da avenida Beira Mar, um dos principais corredores de transporte e trânsito de Aracaju. As obras, que consistirão na remoção do pavimento atual para aplicação de uma nova camada de asfalto e também de novas sinalizações horizontais e verticais e rampas de acessibilidade, podem durar aproximadamente um ano. Por causa dos serviços, o trânsito sofrerá alguns impactos e a população deverá ficar atenta. Quando concluída, a obra, que faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana, trará grandes benefícios para a capital sergipana.

Mobilidade Urbana

A obra faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana, através do qual a Prefeitura instalará ainda 150 novos abrigos de ônibus, construirá um novo terminal de integração no Mercado, reformará os terminais da Atalaia e do DIA, construirá uma central semafórica, além de instalar semáforos inteligentes em 150 cruzamentos da cidade, serviço que já foi iniciado no ano passado.

Blocos carnavalescos

O Carnaval é uma das principais festas mais esperadas do ano. Nesta época, ruas e avenidas são movimentas com músicas, frevo, fantasias e muita diversão, através de blocos carnavalescos. Mas, para curtir toda essa folia com responsabilidade, o primeiro passo a ser seguido é obter a autorização ambiental emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), que vem formalizando blocos de ruas na capital sergipana para combater a poluição sonora.

Limites de emissão sonora

O secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, relata que a autorização ambiental tem como seu papel principal preservar a saúde auditiva da população e fazer com que os limites de emissão sonora sejam cumpridos nas prévias carnavalescas e durante os dias da respectiva festa. “O objetivo da Sema é regularizar blocos carnavalescos que utilizarão algum tipo de equipamento sonoro com base na legislação. E lembrando que nós não limitamos a festa, apenas trabalhamos para que ela aconteça sem causar prejuízos a terceiros, pensando no bem-estar de todos”, destaca o secretário.

Unidade de Apoio Crítico do Huse

Para permitir um melhor fluxo dos pacientes de trauma do Pronto Socorro, retirar os pacientes da Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA) e otimizar a disponibilidade das salas cirúrgicas do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), foi inaugurada a nova Unidade de Apoio Crítico do Hospital. O setor possui dez leitos e recebeu equipamentos avaliados em R$ 1.060.000,00.

Humanização ao Huse

A nova ala faz parte do direcionamento da gestão estadual para promover uma maior humanização ao Huse. “A partir do funcionamento dessa unidade de apoio ao paciente crítico, conseguimos desafogar outros setores, outras unidades aqui dentro do próprio Huse. Isso evita aquele problema que tínhamos em um passado recente, de corredores lotados e dificuldades até mesmo para que os próprios profissionais pudessem trabalhar em algumas alas. Isso significa dizer que a rede hospitalar está funcionando”, disse Belivaldo.

Captação de Órgãos

A nova Unidade de Apoio Crítico do Huse também irá oferecer, pela primeira vez em Sergipe, dois leitos destinados à captação de órgãos, ou seja, para pacientes em protocolo de morte encefálica, que ficarão sob o controle do Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal [Sigau], mas, com olhar especifico para a Central Estadual de Transplantes e Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Estado.

Posse no CBC

Aconteceu na noite da última quinta-feira, 31, a solenidade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) para a posse da nova diretoria do Capítulo de Sergipe do biênio 2018/2019. Que agora tem como presidente o médico cirurgião geral e oncológico Roberto Queiroz Gurgel, sucedendo o Emérito CBC Valdinaldo Aragão de Melo.

A solenidade realizada na Sociedade Médica de Sergipe, contou com presença do presidente nacional do CBC Savino Gasparini Neto.

Viva Bem e os Cuidados com a voz

O programa Viva Bem do próximo domingo, 10, vai entrevistar a fonoaudióloga Neuza Sales, doutora em Ciências da Saúde e especialista em voz profissional. O bate papo será sobre os cuidados com a voz, principalmente no verão e em épocas de festas, a exemplo do carnaval. O Viva Bem vai ao ar todos os domingos a partir da 7h na Fan FM 99.7 e com retransmissão pela Fan FM Carmopolis 94.3 com o patrocínio da Unimed Sergipe, Clinica Onco Hematos e a Clínica Integrada Homo.

Nome errado

Durante inauguração da Unidade de Apoio Crítico do Huse, após descerramento da placa o governador Belivaldo Chagas percebeu que seu nome estava escrito errado “Belivado”. Não perdendo a oportunidade, nem o humor, o governador brincou com o erro e pediu que fizessem a correção.

Exportação de gado ao vivo 1

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) realizará o curso ‘Aprenda exportar gado vivo’ no dia 16 de fevereiro no Parque de Exposições João Cleophas. O curso será ministrado pelo especialista em exportação de gado vivo há mais de 15 anos, Adriano Caruso. O treinamento será realizado das 8h às 19h no auditório da Faese. Durante as atividades, será apresentado o projeto “Da origem para o navio”, para tratar das condições e oportunidades do pecuarista ser um exportador independente.

Exportação de gado ao vivo 2

O presidente da Faese, Ivan Sobral, destaca a importância do evento para os produtores de gado de corte. “Durante este curso, serão apresentadas informações importantes sobre a exportação de gado vivo, além da logística e exigências sanitárias. O palestrante tem mais de 15 anos de experiência no ramo e será um encontro de muito aprendizado”, afirma Ivan Sobral.

As inscrições podem ser realizada na sede da Faese, localizada no Parque de Exposições João Cleophas. O valor é de R$ 100. Mais informações pelo telefone (79) 3211-3264.

Prévia carnavalesca no Iate 1

O clima carnavalesco vai contagiar os sergipanos o turistas neste sábado (9) com mais uma edição do Bloco ‘Por Amor ao Iate’. O bloquinho fez muito sucesso no ano passado e está de volta com grandes atrações. O cantor baiano Netinho está preparando um repertório especial e muito agitado para puxar os foliões do bloco. A festa vai contar ainda com shows das bandas Água de Cheiro e Axé Vinil.

Prévia Carnavalesca no Iate 2

Mas o ‘esquenta’ do bloquinho começa 12h30 no Salão do Iate Clube de Aracaju sob o agito Evandro Bala e banda. O comodoro Eugênio Sobral e a diretoria executiva do Iate convida todos os associados e público em geral para o desfile do bloco que começa às 15h na Avenida Beira Mar. Netinho vai puxar o bloco com o trio Super Ospal e o cortejo vai seguir pela avenida e retornar para a sede do clube onde a folia continua com as bandas. No cortejo os foliões contarão com carro de apoio. Outras informações através dos números (79) 3211-9623 / 98877-0450 e pelo site www.icaju.com.br

Colaboração: Cleydson Santos