A Carreta de Barretos, unidade cedida pelo Hospital do Amor, está no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) para a realização de mamografias em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, conforme protocolo do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para realizar o exame não é necessário agendamento prévio, basta comparecer ao local com RG, cartão do SUS e comprovante de endereço, das 8h às 17h, até o dia 22 de março. São disponibilizadas, diariamente, 30 vagas. Outras idades poderão fazer a mamografia desde que apresentem alguma alteração no exame clínico da mama ou no ultrassom.

Os médicos e radiologistas da Unidade farão os laudos que serão encaminhados ao Caism. Os resultados ficam prontos em até 30 dias. Caso haja alguma alteração no exame, a paciente será chamada para agendamento e acompanhamento dentro do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

“O que não puder ser feito pelo Caism, a Unidade fixa de Barretos, que está em Lagarto, fará. O que a gente não tem, como a estereotaxia, por exemplo, a unidade fixa tem. Se precisar nós vamos levar essa paciente até Lagarto para fazer o exame dela, através de um contato com a Secretaria Municipal de Saúde do município em que ela faz parte, e traze-la de volta. Então, a logística, de acordo com a alteração do exame, será montada para garantir a continuidade do atendimento dessa paciente”, assegurou a coordenadora de Atenção Ambulatorial Especializada, Luciana Alves.

O Caism fica no bairro Capucho, entre o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e a Rodoviária Nova, zona Oeste da capital.