A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) está disponibilizando vacina contra febre amarela para aracajuanos que irão passar o carnaval fora do estado de Sergipe, principalmente aqueles que irão para áreas de risco como o Sul e o Sudeste do país.

A febre amarela silvestre ocorre em áreas de mata e é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. No meio urbano, a febre amarela pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A melhor forma de proteção é a vacina, que tem efeito efetivo a partir de duas ou três semanas da aplicação.

Os sintomas da febre amarela, geralmente, começam com febre alta, mal-estar, dor no corpo, náuseas/vômitos, com duração de dois ou três dias. Alguns pacientes podem apresentar, após este período, uma melhora de algumas horas ou de um dia, mas depois podem evoluir para formas mais graves. Nestes casos, a pessoa pode ter comprometimento do fígado (icterícia, com olhos e pele amarelados), do rim e apresentar sangramentos. Pode evoluir para coma e óbito.

Em Aracaju, a vacina contra a doença está sendo aplicada em 10 unidades de saúde, em dias diferentes. Confira a lista:

Dona Sinhazinha – quarta e sexta

Edézio Vieira de Melo – segunda e quinta

Joaldo Barbosa – terça e quarta

Augusto César Leita – segunda e quarta

Maria do Céu – terça e sexta

José Machado de Souza – segunda e terça

Lauro Dantas – quarta e sexta

Celso Daniel – segunda e quinta

IPES –  quinta