O carnaval altera o funcionamento de diversos serviços e do comércio na Grande Aracaju. Para você não perder a viagem, as compras, nem os programas fique atento ao que abre e fecha durante os dias de Carnaval. Os bancos só abrem na Quarta-feira de Cinzas, a partir do meio-dia.

BANCOS

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a rede bancária segue o calendário de feriados de carnaval. As instituições financeiras suspendem o expediente nas agências físicas entre 4 e 6 de março. Já na Quarta-feira de Cinzas (6), os bancos estarão abertos a partir das 12h. A população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas ou retirada de dinheiro. As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 4 ou 5  de fevereiro como data de vencimento poderão ser pagas sem acréscimo na quarta-feira, segundo a Febraban.

SHOPPINGS

RioMar – Durante a folia de Momo, o RioMar Aracaju funcionará em horário especial. No fim de semana que antecede o Carnaval, o empreendimento irá operar normalmente: no sábado (2), das 9h às 22h e no domingo (3), das 12h às 22h. Na segunda e terça de Carnaval, dias 4 e 5, as praças de alimentação Rio e Mar, o restaurante Ferreiro Grill, Camarada Camarão e Madero, o parque indoor Game Station, Mundo Jurássico e Mini Cars irão abrir das 12h às 22h. As demais lojas estarão fechadas.  No período carnavalesco, o hipermercado GBarbosa irá operar nos seguintes horários: dia 4, das 8h às 21h; dia 5, das 8h às 18h e dia 6 das 8h às 22h. Já o Cinemark, nos dias 4 e 5, irá abrir sua primeira sessão às 12h. Na Quarta-feira de Cinzas, 6, o RioMar Shopping abrirá as portas com todas as lojas funcionando das 12 às 22h. O Cinemark irá funcionar a partir das 13h.

Jardins  –  No sábado, 2, e domingo, 3, o centro de compras localizado no bairro Jardins, em Aracaju (SE), funcionará em seu horário normal. No dia 2 de março, âncoras e megalojas abrem das 9h às 22h; demais lojas e quiosques, das 10h às 22h. No dia 3 de março, as praças de alimentação e operações de lazer abrem das 12h às 22h; âncoras, megalojas, demais lojas e quiosques, das 14h às 20h. Na segunda, 4, e terça-feira de carnaval, 5, as praças de alimentação, restaurantes, os parques Puppy Play, GameBox e as atrações de entretenimento Pingo Felix, Mini Cars e Kid+Ride abrem das 12h às 22h e a Fazendinha Tac Tacs, das 13h às 21h. No dia 4 de março, o funcionamento das demais lojas segue a programação de suas respectivas redes. Na segunda-feira, 4, o hipermercado GBarbosa funciona das 7h às 21h e, na terça-feira, 5, das 7h às 18h. Na Quarta-feira de Cinzas, 6, todas as lojas do Shopping Jardins estarão abertas das 12h às 22h e a Fazendinha Tac Tacs, das 13h às 21h. Durante o carnaval, o cinema abrirá de acordo com o horário da rede Cinemark.

Prêmio  – No sábado e domingo, o Shopping Prêmio funcionará normalmente. Na segunda-feira, lojas e quiosques estarão fechados. O G Barbosa abre das 7h30 às 20h. O Cinesercla funcionará conforme programação da rede. Na terça-feira, o G Barbosa funciona das 7h30 às 18h30 e as lojas e quiosques estarão fechados.O Cinesercla funcionará conforme programação da rede. Na quarta-feira de Cinzas, o G Barbosa funciona das 7h30 às 22h. As Lojas Americanas funcionam das 12h às 22h e a Praça de Alimentação funciona das 12h às 22h. As lojas e quiosques estarão fechados e o Cinesercla funcionará conforme programação da rede. As lojas de serviços funcionam conforme horários específicos.

CENTRO COMERCIAL

As lojas do centro comercial de Aracaju funcionarão normalmente no sábado, de 8h às 13h, fecham nos dias de folia e voltam a funcionar somente na Quarta-Feira de Cinzas, às 12h. Contudo, apenas a terça-feira, é feriado de Carnaval, informou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

SUPERMERCADOS

Mercantil Rodrigues – Funcionará normalmente na segunda (04) e quarta-feira de cinzas (06). Na terça de carnaval (05), o horário de atendimento será das 7h às 18h.

GBarbosa –
Segunda (04/03)

Hiper Sul, Hiper Jardins, Farolândia, Estância – 7h às 21h
Riomar – 8h às 21h
Hiper Norte – 7h às 22h
Francisco Porto – 6h30 às 21h
Luzia – 7h30 às 21h
São José, Atalaia, Itabaiana, Itabaianinha, Nossa Sra. das Dores, Boquim, São Cristóvão – 7h às 19h
Mercado – 7h às 18h30
João Alves – 7h às 19h30
Hiper Socorro, Barra dos Coqueiros – 7h30 às 20h
Augusto Franco – 7h30 às 19h30
Desembargador Maynard – 7h30 às 19h
Hiper Centro, Bugio, Santos Dumont, Eduardo Gomes, Ponto Novo, Santa Maria, Tobias Barreto, Hiper Lagarto, Santo Antônio – 7h às 20h

Terça (05/03)
Mercado, Desembargador Maynard e São José – fechadas
Hiper Sul, Hiper Jardins, Farolândia, Hiper Norte – 7h às 18h
Francisco Porto – 6h30 às 18h
Riomar – 8h às 18h
Hiper Socorro – 7h30 às 18h30
Luzia – 7h30 às 15h
Augusto Franco – 7h30 às 13h
Hiper Centro, Ponto Novo, Santa Maria, Itabaiana, Nossa Sra. das Dores, Boquim – 7h às 13h
Santos Dumont, Eduardo Gomes, Lagarto, Estância, Bugio, Itabaianinha, São Cristóvão – 7h às 14h
Hiper Lagarto – 7h às 16h
Barra dos Coqueiros – 7h30 às 15h
João Alves, Santo Antônio, Orlando Dantas – 7h às 15h

Na quarta-feira de cinzas (06), as lojas GBarbosa funcionarão no horário habitual.

MERCADOS CENTRAIS

Maria Virgínia Leite Franco
• Domingo – fica aberto até o meio-dia.
• Segunda, 4, e terça-feira, 5 – estará fechado para mutirão de limpeza
• Quarta-feira – reabre normalmente das 6h às 16h45.

Thales Ferraz e Antônio Franco
• Domingo – normal, das 6h ao meio-dia
• Segunda-feira – normal, das 6h às 18h
• Terça e quarta – fechados para limpeza geral e realização de reparo e manutenção preventiva na rede elétrica, reabrindo no horário normal na quinta-feira, dia 07.

FEIRAS LIVRES
• Sábado, domingo e quarta-feira serão realizadas normalmente.
• Terça-feira, a feira que acontece ao lado do Batistão não ocorrerá, voltando a ser realizada no dia 12 de março.

MERCADOS SETORIAIS
Mercado Vereador Milton Santos – no conjunto Augusto Franco
• Domingo – normal, das 7h às 13h
• Segunda e Terça – fechado para serviço de limpeza
• Quarta – normal, das 7h às 17h

Mercado Municipal Miguel Arraes – no Bairro Bugio
• Domingo – normal, das 5h30 ao meio-dia
• Segunda e terça – Fechado para serviço de limpeza
• Quarta – normal, das 6h às 17h

Mercado Municipal Roberto Silveira – no Bairro América
• Domingo – normal, 5h às 14h
• Segunda e terça-feira – Fechado para serviço de limpeza
• Quarta – normal, 6h às 17h

Mercado Municipal Carlos Firpo – no Bairro Siqueira Campos
• Domingo – normal, 6h às 12h
• Segunda e Terça – Fechado para serviço de limpeza
• Quarta – normal, 6h às 17h

Mercado Municipal Viana de Assis – no Bairro Santos Dumont
• Domingo e Segunda-feira – normal, das 6h ao meio-dia
• Terça – fechado para serviço de limpeza

• Quarta – normal, das 6h às 18h. As festas de carnaval, que neste ano acontecem de 01 a 06 de março, alteram o funcionamento de órgãos, serviços e também do comércio na região metropolitana de Aracaju. O Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju, por exemplo, decretaram ponto facultativo entre os dias 04 e 06, suspendendo o expediente em repartições e empresas públicas, exceto naquelas que prestam serviços de emergência. Vai ficar na capital sergipana durante a folia? Saiba o horário de funcionamento desses estabelecimentos e programe-se.

Centro de Artesanatos Chica Chaves – localizado na Orla do Bairro Industrial
• Domingo, Segunda e Terça estará fechado, reabrindo na quarta-feira.

CORREIOS

As agências próprias dos Correios em Sergipe vão estar fechadas na segunda e terça-feira de Carnaval (dias 4 e 5). Na quarta-feira de Cinzas (dia 6), as unidades de atendimento da capital, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros vão abrir para o público das 13 às 17h. As agências franqueadas funcionam de meio-dia às 18h. As demais agências próprias dos Correios no interior do estado abrirão em horário normal, assim como todas as unidades operacionais, para garantir o encaminhamento e a entrega dos objetos inseridos no fluxo postal.

HEMOSE

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), serviço que integra a Secretaria de Estado da Saúde (SE),  informa que durante o feriado prolongado de Carnaval, o serviço de coleta de sangue irá abrir na segunda-feira, 4, no horário das 7 às 11h, para atender os voluntários. Na terça-feira, 5, o serviço não funciona e na quarta-feira de Cinzas, 6,  a unidade reabre das 13 às 17h. A abertura da unidade visa a manutenção de todos os grupos sanguíneos,  O,A, B e Ab, positivo e negativo.  Já a dispensação de sangue e hemocomponentes para rede hospitalar funcionam em regime de plantão 24 horas.

MUSEUS

Segundo a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), o Museu Histórico de Sergipe, o Museu Sacro de Laranjeiras, o Museu Afro de Laranjeiras e a Casa de Cultura João Ribeiro fecharão apenas na segunda-feira de Carnaval. No sábado e na quarta-feira de Cinzas, abrem das 10 ás 16h.  No domingo e na terça-feira de carnaval, das 09h às 13h.

O Museu da Gente de Sergipe estará aberto no sábado e domingo abre das 10h às 15h. Segunda e terça de carnaval, estará fechado e na quarta-feira de Cinzas, abre até às 16h.

PARQUE DA SEMENTEIRA
• O parque Augusto Franco (Sementeira) abrirá em horário normal, das 5h às 21h45, durante o final de semana e nos dias alusivos ao Carnaval.